Gustavo Rufino recebe o título de Projeto Inovador pela iniciativa ‘Câmeras de Videomonitoramento’ das mãos do Diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho (Foto: Divulgação | Prefeitura)

Nesta quinta-feira (28), foi realizada na cidade de Presidente Prudente o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista. Adamantina recebeu o título de Projeto Inovador – Oeste Paulista, referente à iniciativa ‘Câmeras de Videomonitoramento’, por ser destaque entre as cidades da região.

O projeto desenvolvido na cidade resultou de uma parceria entre o Poder Executivo e o Poder Judiciário. Foram instaladas 83 câmeras que funcionam simultaneamente em 24 pontos da cidade. Os arquivos gerados ficam à disposição das Polícias Civil e Militar.

As imagens coletadas 24 horas por dias permanecerão em bancos de gravação e serão usados de forma exclusividade para prevenção e repressão de ilícitos.

Foram adquiridos postes, instrumentos de energia (fontes especiais com capacidade a modulação e picos de energia), câmeras (fixas e móveis), aparelhos de gravação (de ultima geração já preparados para a tecnologia 4K, com 24 terabytes de memória), computadores (que ficarão nas Polícias) e telas de monitoramento, que absorveram R$ 119.473,19 do fundo de penas alternativas do Poder Judiciário desta comarca.

O Município cedeu ao projeto parte dos materiais elétricos e de fixação das câmeras, além de toda mão de obra de instalação dos pontos de monitoramento.

Sobre

O objetivo do Projeto Inovador – Oeste Paulista é valorizar iniciativas regionais de gestões que buscam técnicas ou ferramentas que ainda não eram utilizadas e que geram resultados positivos para a gestão pública e vida dos cidadãos.