José Romão, presidente do Podemos de Adamantina (Foto: Arquivo | Grupo IMPACTO)

IMPACTO – Qual o posicionamento do Partido Podemos em relação a Administração Municipal? Oposição ou situação? Acredita ser necessário um contraponto à gestão Márcio Cardim?

JOSÉ ROMÃO – As prefeituras sofrem com a fragilidade na administração dos municípios, que estão sobrecarregados de serviços e obrigações, mas com poucos recursos para atuarem. Adamantina não é diferente neste aspecto e nós compreendemos essa situação. Neste sentido o Podemos tem colaborado com a Administração e tem dado a autonomia ao vereador Alcio Ikeda em seu mandato, para se posicionar de forma imparcial, apoiando as medidas que forem positivas e se opondo ao que acreditar ser inconveniente para o município. Acreditamos ser este o contraponto, o equilíbrio necessário, deixando para trás a ideia de oposição (que é contra tudo) ou de situação (que é a favor de tudo) da antiga forma de fazer política.

IMPACTO – O vereador Alcio Ikeda vem se despontando como uma nova liderança na cidade. O jovem parlamentar pode ser uma aposta do partido ao cargo de prefeito nas eleições de 2020 ou buscará alianças?

ROMÃO – O vereador Alcio Ikeda, em seu primeiro mandato, vem fazendo um trabalho importante para o Município cumprindo com suas atribuições com a dedicação em tempo integral para o cargo, conforme propôs em sua campanha. Quanto a disponibilizar o seu nome para o cargo de prefeito, ainda é cedo para uma posição sobre o assunto. É necessário respeitar o tempo que a população precisa para avaliar a cidade, as suas necessidades e a atuação dos agentes políticos eleitos. Com isso, podemos dizer que o foco no momento é continuar o trabalho que vem sendo feito em seu mandato, legislando, fiscalizando e conquistando mais recursos junto ao Podemos para a nossa cidade, cumprindo e honrando a confiança que teve em 2016. No momento ideal ocorrerão as discussões para 2020.

IMPACTO – Qual o objetivo do Podemos para as eleições de 2020? Já foram iniciadas as articulações neste sentido?

ROMÃO – O objetivo é fortalecer o partido com novas lideranças, para poder apresentar um número maior de candidatos aos cargos de vereador, apresentando para a população de Adamantina, nomes qualificados e preparados para representá-los no legislativo. As movimentações já se iniciaram, estamos dialogando com as pessoas. Algumas já aceitaram o convite e irão se juntar ao nosso movimento, que tem como pretensão a melhoria de nossa cidade. Estamos somando forças para Adamantina!

IMPACTO – Quais os principais entraves precisam ser enfrentados para o desenvolvimento de Adamantina?

ROMÃO – São vários os desafios que Adamantina enfrenta. Porém, quando falamos em desenvolvimento, acreditamos que o seu pilar é a geração de empregos. Acreditamos que a administração municipal deve investir em políticas públicas de profissionalização das pessoas. O investimento em preparar o cidadão para o mercado de trabalho em diversos ramos é necessário, pois desta forma teríamos uma queda na taxa de desemprego local, uma vez que paralelamente ao problema da falta de vagas de emprego, a falta de mão de obra especializada em diversos ramos contribui para a não contratação de novos profissionais. Com o desemprego sendo enfrentado de forma estratégica, planejada e tratada como prioridade da administração pública, teremos um pilar de apoio consolidado para enfrentar os demais desafios do município.

IMPACTO – Considerações:

ROMÃO – Acreditamos que quem exerce alguma liderança (seja ela qual for), deve fazer uma política de colaboração, de forma a somar forças e agregar ao município. Por isso, independentemente de sigla partidária, o nosso partido tem atuado e continuará trabalhando pelo benefício da população em geral, seja com a conquista de recursos para a cidade, seja através da atuação de seus representantes locais. Por fim, ressaltamos que Podemos sempre estará de portas abertas para quem queira fazer parte do movimento e colaborar de alguma forma para o desenvolvimento de Adamantina. Juntos Podemos!