Primeira etapa da obra consiste na retirada dos tubos armicos, para que o canal seja desobstruído a fim de possibilitar o livre escoamento da água. Após a conclusão dessa etapa, será realizada a instalação dos tubos de concreto (Foto: Prefeitura de Adamantina)

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Obras, Planejamento e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), deu início às obras de recuperação no Parque dos Pioneiros.

A primeira etapa da obra consiste na retirada dos tubos armco, para que o canal seja desobstruído a fim de possibilitar o livre escoamento da água. Após a conclusão dessa etapa, será realizada a instalação dos tubos de concreto.

O local está isolado e a Prefeitura de Adamantina pede que os munícipes não ultrapassem as áreas interditadas. A obra não tem um prazo de conclusão, pois a execução da mesma depende de condições climáticas favoráveis.

A equipe técnica da prefeitura esteve reunida na manhã de segunda-feira (11), no gabinete do Prefeito Márcio Cardim com o objetivo de acompanhar o andamento da obra e alinhar a execução das frentes de trabalho das secretarias envolvidas. 

No momento, as equipes estão empenhadas em priorizar esta obra de suma importância para o município.

Sobre a obra

Para a execução da obra, a Prefeitura de Adamantina teve seu pedido de dois milhões de reais aprovado junto ao Desenvolve SP – Agência de Fomento do Estado de São Paulo em dezembro de 2018. O prazo de financiamento junto à agência é de 72 meses e tem carência de um ano.

Ao todo, serão instaladas no local cerca de 460 peças de dimensões 3 metros por 3 metros em uma área de mais de 480 metros de extensão. A Prefeitura também adquiriu uma escavadeira hidráulica que está sendo utilizada na obra.

A Prefeitura de Adamantina recebeu em outubro de 2018, a visita do engenheiro civil da Copel Engenharia, Indústria e Comércio LTDA, Fernando Boaretto, empresa vencedora da licitação para aquisição das aduelas.

O profissional responsável por execuções de obras na empresa veio observar a área e passar algumas instruções a fim de tornar o trabalho de troca dos tubos armco pelas aduelas de concreto mais seguro e eficiente.

Conforme explicou o engenheiro civil, será preciso fazer uma base com pedra rachão e brita para depois realizar a instalação das aduelas de concreto.

Situação de emergência foi decretada no município

A situação no local foi agravada após as fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. O prefeito Márcio Cardim (DEM) por meio do Decreto 5.969 de 01 de março de 2019 decretou situação de emergência nas áreas do município que foram afetadas por tempestades.

A ação teve como base o parecer Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC), relatando a ocorrência deste desastre é favorável à declaração de situação de emergência.

Equipe técnica da prefeitura esteve reunida na manhã de segunda-feira (11), no gabinete do Prefeito Márcio Cardim com o objetivo de acompanhar o andamento da obra e alinhar a execução das frentes de trabalho das secretarias envolvidas (Foto: Prefeitura de Adamantina)