Quem nunca sonhou em morar na casa dos sonhos, localizada bairro com infraestrutura adequada e uma cidade que ofereça qualidade de vida para seus moradores. Moradores do Jardim Bela Vista em Adamantina, estão longe de concretizar este ideal. O bairro foi construído afastado do centro e praticamente fora do município. O bairro se desenvolveu e com ele os problemas também, afirmam os moradores. Sirlene Costa Barros é diretora social do bairro, mas durante seis anos atuou como presidente da Associação de Moradores e conhece as dificuldades enfrentadas pelos moradores. “Hoje nossa maior dor de cabeça é o Centro Comunitário.
O Centro Comunitário do Jardim Bela Vista foi inaugurado no dia 05 de novembro de 2012, com irregularidades na construção. No projeto, consta que o local possui 270,19 m2 de construção com salão de eventos, quatro banheiros, sendo dois acessíveis para deficientes físicos, uma cozinha, uma sala para a administração, um depósito, um palco e uma varanda. Para isso, a Prefeitura investiu com recursos próprios na época, cerca de R$ 238 mil. “O que ninguém contava era com o serviço mal feito da empresa responsável pela obra” relata a diretora social.
O sonho antigo dos moradores hoje se tornou um pesadelo. “Quando o Centro Comunitário foi inaugurado, a prefeitura já fez a entrega com vários erros. As portas tiveram que ser todas trocadas, o encanamento foi trocado pela Associação de Moradores porque o mau cheiro do local era forte, havia vazamentos no gás encanado e tivemos que consertar também. Outros problemas surgiram como pisos mal colocados e nem a churrasqueira escapou: tinha mofo por todo lado. Tudo isso foi serviço mal feito da empreiteira” afirma Sirlene.
Segundo Sirlene, a diretoria da Associação de Moradores procurou a Administração Municipal várias vezes, para denunciar o estado que a empreiteira deixou o local. Na época, afirmou que a Prefeitura assumiu que a havia erros na construção e que a empresa foi notificada, porém não foram resolvidos todos os problemas.“Foram dois anos para entregar nosso tão sonhado Centro Comunitário e até agora não resolveram nada. Se a empreiteira errou não é nossa culpa. A Associação de Moradores não tem dinheiro. A Associação de Moradores não tem dinheiro para resolver um problema que é de responsabilidade da Prefeitura”, desabafa.
Mesmo com todos estes problemas, o Centro Comunitário está em funcionamento graças a algumas melhorias realizadas pela comunidade. “Já tivemos que desmarcar várias festas da comunidade por não termos um local adequado para realizar eventos. Depois que fizemos algumas melhorias, ficou bem mais apresentável”, disse.
Outro lado
Em nota, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Adamantina informou que o prazo de entrega do Centro Comunitário do Jardim Bela Vista era de um ano, porém houve atraso de mais um ano, já que a empresa responsável estava em processo de falência. O termo de conclusão da obra é de 3 de setembro de 2013. Ainda de acordo com a nota, a Secretaria de Planejamento informou que considera que não houve erros, porém avalia que a Empreiteira Licório & Licório não desempenhou um bom trabalho na obra. A secretaria ainda informou que o engenheiro responsável juntamente com a presidente da Associação de Moradores, Sirlene Costa Barros assinaram o termo de entrega do Centro Comunitário. A partir daí, a responsável pelo Centro é a própria Associação. A Secretaria de Planejamento desconhece os problemas apontados pelos moradores, mas se coloca à disposição para tentar resolver a situação. Para isso é preciso que a Associação encaminhe um ofício para o Setor de Protocolo da Prefeitura ou para a própria Secretaria de Planejamento.