19 C
Adamantina
terça-feira, 5 agosto, 2025

Sangue no esperma ou coloração escura pode ser perigoso

Uma alteração hormonal no homem, segundo o médico, pode fazer com que o órgão sofra um sangramento

O esperma, líquido que o homem expele pelo pênis durante o sexo ou masturbação, na ejaculação, normalmente possui coloração esbranquiçada e qualquer alteração deve ser analisada e avaliada por um médico.

Segundo o Urologista Júlio César, se o homem verifica que o seu esperma está mais escuro, meio marrom ou avermelhado, pode obter o diagnóstico de hemospermia ou hematospermia, quando existe sangue no líquido seminal. As causas podem ser várias, mas geralmente não se trata de nada grave. A cor diferente no esperma pode ser provocada por sexo em excesso ou mesmo por um longo período de abstinência sexual, mas também por alterações hormonais, ou mesmo Câncer de Próstata.

- Publicidade -

Sangue no esperma: 

Segundo o urologista Julio Cesar, que tem uma clínica em Osvaldo Cruz, a presença de sangue no esperma costuma ser causada por vários motivos, entre eles alteração hormonal, infecção na próstata.

Uma alteração hormonal no homem, segundo o médico, pode fazer com que o órgão sofra um sangramento, que seria compatível com uma menstruação da mulher, neste caso, temos uma hipertrofia de veru-montanum. Geralmente é um quadro benigno, que na maioria das vezes não há necessidade de qualquer tratamento, por vezes o tratamento hormonal é necessário por alguns dias.

Uma infecção na próstata ou vesículas seminais, sexualmente transmissível ou não é outra possibilidade diagnóstica quando se fala em hemospermia. Neste caso, esta infecção tem de ser diagnosticada e tratada adequadamente, dependendo do quadro clínico e da característica da infecção.

Câncer de próstata, neste caso, o médico especialista faz uma consideração mais especial, porque a hemospermia pode ser uma primeira manifestação de um Câncer de próstata. Não é muito comum, gerando em torno de 1% das hemospermias, mas o médico não pode esquecer jamais de pesquisar um possível diagnóstico, que pode significar a diferença entre a vida e a morte do paciente, pois um diagnóstico precoce de Câncer de Próstata, cura em 95% os casos deste tumor, que é o que mais mata o homem.

Algumas outras patologias podem aparecer no homem, causando hemospermia, como por exemplo, cálculos prostáticos e o diagnóstico deve ser feito por profissional habilitado, para não deixar dúvidas.

Segundo Júlio César, em todos os casos é necessário a realização de vários exames, iniciando-se por uma história clínica muito bem feita, colhendo informações precisas do paciente, depois disto exame físico, que inclui o toque retal, laboratoriais, exames de imagem, como por exemplo, o ultrassom e por vezes tomografia e também uma Cistoscopia, que se resume em um exame endoscópico, onde observamos uretra, próstata e bexiga.

De acordo com o urologista, o mais importante é que quando observado hemospermia (sangue vivo no esperma, ou mesmo uma coloração marrom no esperma) um médico urologista seja consultado, para um diagnóstico certeiro e um tratamento ideal.

Publicidade