A Prefeitura de Osvaldo Cruz deu início na sexta-feira, 21, a implantação de câmeras para monitoramento dos quatro trevos de acesso da cidade.
A ação faz parte da primeira etapa do projeto de videomonitoramento que é desejo antigo por parte da Polícia Militar, Polícia Civil, comerciantes e entidades como o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), por exemplo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Vamos implantar na entrada principal da cidade [via de acesso], no trevo de acesso à Granol e que liga a Salmourão, saída para Presidente Prudente [SP-425] e a vicinal no sentido a Sagres. A partir daí, com isso funcionando, teremos uma Central [de Monitoramento] e buscaremos parcerias com as indústrias, com a Associação Comercial, para a aquisição de novas câmeras. Mas o importante é que o ‘start’ já foi dado”, comentou o prefeito Edmar Mazucato (PSDB).
Porém, a medida é vista como insuficiente pelo Conseg. “Este projeto foi entregue ao prefeito em 10 de junho de 2014, pronto para embasar uma eventual licitação para compra de equipamentos e contratação de serviços para implantação pelo melhor preço. A partir daí passou-se a uma série de promessas. Tentando sanar essa lacuna e, portanto, suprir esta necessidade, as autoridades de segurança pública do município estão buscando viabilizar uma verba junto ao Poder Judiciário para implantação de algumas poucas câmeras de vigilância a serem implantadas nos acessos da cidade. No entanto, esta providência nada tem de relação com o projeto inicial encaminhado ao Executivo municipal, sendo, portanto, uma saída paliativa para tentar um reforço na segurança”, rebateu o presidente do Conseg local, Alessandro Romano, em matéria publicada pelo Jornal Cidade Aberta em maio deste ano.
Ao passo que as primeiras câmeras sejam instaladas nos pontos de entrada e saída da cidade, a Prefeitura mantém estudo para um monitoramento mais completo e abrangente de todo o perímetro urbano da cidade, informou a assessoria de imprensa.
O custo total estimado do projeto é de aproximadamente R$ 300 mil. “Uma das metas da Prefeitura é fazer de Osvaldo Cruz uma das cidades mais seguras da região”, disse o prefeito, citando também as obras de reforma da Delegacia da Polícia Civil que entram na reta final.
Ampliação
Por conta do alto custo, a Prefeitura estuda parcerias para aumentar o número de câmeras instaladas pela cidade.
A ideia é monitorar os principais pontos para evitar situações como depredações em locais públicos, furtos e ações de vandalismo.