Os donos de cães e gatos de Salmourão devem comparecer, a partir desta segunda-feira (3), a um dos seis postos ambulantes de vacinação antirrábica mais próximo para imunizar os cães e gatos. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar ao menos 80% , dos 1200 animais que estão na cidade, sendo 800 cães e 400 gatos.
A vacinação contra a raiva é indicada para cães e gatos a partir de três meses de idade. Mesmo aqueles que já foram imunizados em anos anteriores devem receber nova dose. É necessário que o responsável leve a carteira de vacinação do animal, caso não tenha a carteirinha poder ser feita na hora.
O serviço se estenderá até o dia 6 de agosto. A ação terá pontos de vacinação em diversos bairros.
> Segunda-feira (3), no Ginásio de Espotes do Jardim Guanadara (das 08h30 às 11h30); das 14h às 16h, na entrada do campo.
> Terça-feira (4), no salão do CCI (das 8h30 às 11h30); No Jardim Toquemburgo – construção do novo postinho (das 14h às 16h);
> Quarta-feira (5), na guarita da CDHU (das 8h30 às 11h30); no pátio do Salão Paroquial (das 14h às 18h) ;
>Quinta-feira (6), no pátio do Salão Paroquial (das 09h à 11h30 e das 16h às 19h);
A campanha é realizada com o objetivo de prevenir a disseminação da raiva urbana através do vírus. A raiva é uma doença sem cura que afeta o homem, com transmissão feita pela saliva ou baba dos animais contaminados. Os animais que estão mais expostos à doença são mamíferos, como cães, gatos e morcegos. A vacina é a única forma de prevenção. A secretária Municipal Angelina Guerino Rossato, ressaltou a importância em manter a vacina contra raiva em cães e gatos em dia. “A raiva é uma doença perigosa, inclusive para as pessoas. Traga seu animalzinho de estimação e vacine”, informa.
A secretária faz um alerta que não é fornecida vacina para levar para casa. “Ela tem uma temperatura adequada a manter”, finaliza.
Os proprietários dos animais devem estar atentos em relação ao preparo do seu animal de estimação para ser levado para a vacinação. Os animais devem ser levados com guias e coleiras por pessoas maiores de 18 anos. No caso dos animais de grande porte, é conveniente o uso de focinheira.
A imunização é contraindicada em animais com sinais de doença sistêmica, como sarna generalizada, vômito, diarréia, caquexia, entre outras, que tenham tido febre nas 24 horas antecedentes à aplicação da vacina antirrábica ou fêmeas em período de gestação.
Raiva
A raiva é uma doença grave causada por um vírus que ataca o sistema nervoso (cérebro, medula espinhal e nervos) dos animais mamíferos. O vírus é temporariamente eliminado principalmente pela saliva do animal doente e, geralmente, é transmitido quando o animal infectado morde, arranha profundamente ou lambe a pele lesionada de outro animal ou pessoa. Depois do início dos sintomas, os mamíferos normalmente adoecem e morrem, em média, em dez dias.