Em reunião na última semana com o Secretário Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Prof. Dr. Eronildo Braga Bezerra, que esteve em Adamantina (SP), a direção das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) revela boas expectativas para o estabelecimento de parcerias.
Ao secretário foram apresentados os projetos em andamento, referentes ao Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (CIADEN) – fruto de parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) –, Centro Integrado de Pesquisas em Abelhas da FAI (CIPAF) e o projeto de biodigestores.
Também foi debatida a possibilidade de a FAI coordenar na região a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2016.
Em dezembro de 2013, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do MCTI, aprovou a liberação de R$ 25 mil para custeio da VII edição do CICFAI Júnior. Desde então, o evento está vinculado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cuja coordenação é de responsabilidade do MCTI.
“A FAI já participou o ano passado da Semana, portanto, será um prazer tê-la coordenando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na região toda, pois apresenta expertise, competência e determinação para isso”, afirmou o secretário da pasta, prof. Dr. Eronildo Braga Bezerra, doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas.
O objetivo da FAI com um dos programas apresentados ao secretário nacional de Ciência e Tecnologia é disponibilizar serviço à comunidade por meio da implantação de um sistema de alerta de desastres naturais. E a proposta dialoga com as políticas do Ministério, que visa a criação de mecanismos para não apenas reduzir impactos, mas para prevenir que ocorram.
“O ministro chefe [de Ciência e Tecnologia] Aldo Rebelo, tem se empenhado muito não só para criar uma estrutura enorme no Brasil inteiro de prevenção, alteração e sistematização para evitar riscos climáticos e tragédias de qualquer natureza, como temos todo interesse de apoiar experiências como essa que a FAI está apresentando, de criar um sistema integrado de riscos climáticos para poder prevenir. Nós precisamos ter a capacidade não só de ver que vai chover, que haverá uma inundação, ou que terá um incêndio, mas principalmente temos que ter a capacidade e a determinação de agir para que isso ou não ocorra ou e se ocorrer, que tenha o menor dano possível para a população”, argumenta.
Para o diretor geral da FAI, prof. Dr. Márcio Cardim, a reunião sinaliza positivamente futuras parcerias, que devem ser formalizadas nos próximos meses, em benefício do desenvolvimento da região.
“A visita do secretário de Ciência e Tecnologia Dr. Eron deverá propiciar parcerias de inovação tecnológica com captação de recursos para acelerar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa que a FAI vem realizando. Já provamos ter competência e capacidade de resolver problemas não triviais por meio do nosso corpo docente, em benefício a toda a comunidade. Agora a FAI usará esse conhecimento para promover o desenvolvimento regional”, ressalta Cardim.
O coordenador do Núcleo de Prática de Pesquisa da FAI, prof. Dr. José Aparecido dos Santos conclui pontuando a satisfação em receber apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Para nós foi uma imensa satisfação receber o secretário Eron na FAI, pois pela primeira vez um secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação se dirige até Adamantina conhecer nossa instituição. Os projetos estão em andamento, agora tudo caminha para assumirmos a coordenação regional da Semana da Ciência e Tecnologia aqui na Nova Alta Paulista. Isso é fruto do trabalho que a gente vem fazendo e mostra que estamos no caminho certo”, finaliza Santos.
A reunião com o secretário nacional do MCTI também registrou a presença do doutor em Geociências e Meio Ambiente, pesquisador do INPE, Eymar Silva Sampaio Lopes, que esteve na FAI para apoiar a instalação da plataforma TerraMA² e treinamento de técnicos para inauguração em breve do CIADEN.