O temporal que deixou 200 pessoas desalojadas em Panorama na última quinta-feira (10) fez com que entrassem para a história as cenas da destruição que atingiu a cidade, mas também permitiu a união de pessoas em nome de uma causa sublime, porém indispensável em um momento de dor como este: a solidariedade. Foi este comportamento que mobilizou um grupo de jovens de Tupi Paulista em uma campanha de arrecadação de doações destinadas às vítimas do temporal.
O estudante universitário Lucas Valfredo Lundquist, de 21 anos, explicou ao G1 que o movimento teve início na tarde da sexta-feira (11), quando a destruição já havia sensibilizado a todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Unimos jovens evangélicos e integrantes do Rotary e do Lions de Tupi Paulista e lançamos o ‘SOS Panorama’ em uma rede social. As arrecadações de doações passaram a ser feitas na igreja, nos clubes e em supermercados”, salientou.
O resultado do esforço voluntário junto à comunidade rendeu fogões, geladeiras, telhas, produtos de higiene e limpeza, fraldas geriátricas e infantis, alimentos, roupas, calçados, colchões, cobertores, lençóis e travesseiros destinados aos moradores de Panorama afetados pelos estragos.
Ainda na sexta-feira (11), uma caminhonete e dois carros de passeio lotados de produtos já foram encaminhados a Panorama. Neste sábado (12), mais uma picape, um caminhão e dois carros de passeio chegaram às mãos das famílias necessitadas. Para o domingo (13), os jovens ainda pretendem levar mais doações a Panorama, com os frutos da arrecadação realizada em uma faculdade de Dracena.
“É importante colocar a mão na massa e trabalhar. A população comprou a ideia e se uniu. Cada um ajudou com o que pôde. Quando cheguei em Panorama, comecei a andar pela cidade e percebi que nunca tinha visto nada parecido. A situação estava realmente muito crítica, devido à gravidade do problema”, afirmou Lundquist.
Devido aos estragos causados pelo temporal, a Prefeitura de Panorama decretou situação de emergência no município e acionou a Defesa Civil para contabilizar os prejuízos. Em visita à região neste sábado (12), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que o Estado disponibilizará ajuda para a reconstrução das áreas atingidas pela força da natureza em Panorama.