Três cursos das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), instituição pública municipal de Adamantina, foram estrelados na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. Os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Psicologia receberam três estrelas, sendo classificados com o conceito “bom”. O Guia do Estudante é uma referência para os vestibulandos no momento da escolha profissional. A publicação “GE Profissões Vestibular 2016” passa a circular nas bancas a partir de 09 de outubro.
“A dimensão das estrelas do Guia do Estudante traz o reconhecimento dos esforços que fazemos ao longo do tempo no curso de Psicologia. Mais que ter as estrelas é conseguir se destacar no cenário nacional de educação”, afirma Cassiano Ricardo Rumin, coordenador do curso de Psicologia.
Ele destaca a qualificação do ensino e da extensão no curso de Psicologia e também a importância de ofertar a habilitação em licenciatura desde a abertura do curso: “Um dos motivos para isso é que a escola é um ponto de intervenção muito importante para o psicólogo atualmente. É uma particularidade do nosso curso, porque poucos têm isso”. O coordenador do curso de Ciência da Computação, José Luiz Vieira de Oliveira, ressalta também a qualidade do curso. “A infraestrutura do curso é muito boa. Temos laboratórios de informática muito bem equipados e o corpo docente qualificado. Sem a equipe de trabalho não teríamos conseguido as três estrelas e todo o apoio e confiança que a direção nos dá”, reforça.O coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Alexandre Teixeira de Souza, pontuou o resultado da avaliação. “A avaliação satisfatória se deve à titulação dos professores, pois temos 60% dos professores doutores, 30% mestres e especialistas. Além do mais as nossas instalações físicas, nossos laboratórios são muito bem equipados e há o desenvolvimento de várias pesquisas acadêmicas na área ambiental”, argumenta.
Critérios de avaliação
O selo de Qualidade do Guia do Estudante é concedido mediante uma pesquisa de opinião realizada com professores e coordenadores de cerca de três mil faculdades para atribuir os conceitos às graduações. Antes disso, um questionário é enviado para os coordenadores de cada curso. Esse questionário é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica, instalações físicas, entre outros. “Tenho a convicção que vários outros cursos da FAI poderiam ser estrelados no Guia do Estudante. O que ocorre é que a forma utilizada para avaliação leva em consideração principalmente a abrangência da Instituição em termos de visibilidade em nível nacional. Desta forma, a FAI conseguirá ter mais cursos estrelados à medida que conseguir mostrar seu potencial para todo o Brasil. Parabenizo os coordenadores desses três cursos, pois souberam conduzir academicamente suas propostas pedagógicas”, finaliza o diretor geral, prof. Dr. Márcio Cardim.