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domingo, 27 abril, 2025

Escola fica destelhada e funcionários se mobilizam para a ‘volta às aulas’

Funcionários e professores da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (Emeif) José Gilmar Mazini, no Centro de Santo Expedito, se mobilizaram na ultima quarta-feira (9) para viabilizar o retorno das aulas que foram suspensas após um dos prédios da unidade ser destruído pelo vento e pela chuva que atingiram o município na tarde do dia anterior.

O espaço danificado tem quatro salas e foi destelhado quase por inteiro. “Apenas a última sala ficou parcialmente coberta”, aponta a secretária municipal de Educação, Viviane de Albuquerque Franco. Com a destruição, as aulas ficaram suspensas.

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Os funcionários trabalharam para que as aulas que, até então, eram realizadas no prédio novo sejam transferidas para o outro espaço. “A nossa prioridade era limpar o prédio antigo para que as aulas fossem realizadas lá, para que os dias letivos e a qualidade de ensino não sejam prejudicados”, afirma a secretária.

Prejuízos

O temporal ocorreu entre 12h e 12h15 desta terça-feira (8) e, “graças a Deus”, conforme a secretária, não havia crianças no local. “A turma do período da manhã já havia sido dispensada às 11h40 e a turma da tarde entraria às 12h40”, explica Viviane. Por período, aproximadamente 100 alunos entre 4 e 11 anos são atendidos.

Com a situação, a escola perdeu parte dos livros e os professores, alguns materiais que estavam sobre o armário, além do telhado. As carteiras e lousas ficaram molhadas, mas ainda podem ser usadas. As aulas foram retomadas normalmente nesta quinta-feira (10), de acordo com a secretária.

O prédio danificado foi entregue em 2011 e recebeu um investimento aproximado de R$ 150 milhões, de acordo com a secretária de Educação do município, que acompanha os serviços realizados por 25 funcionários e 15 professores. No terreno, também há um imóvel antigo, que não sofreu danos.

Os danos ainda não foram contabilizados pela Prefeitura, porém, Viviane adiantou que deve ser feita uma reunião para discutir o que precisa ser reparado, bem como a viabilização de verbas para as reformas da unidade.

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