A Secretaria de Saúde de Adamantina divulgou balanço com a atualização do número de casos de dengue. De acordo com os dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, os casos confirmados do início do ano até 30 de setembro somam 1.119 contaminações pelo mosquito Aedes Aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde informa que os dados positivos foram confirmados laboratorialmente e por clínico epidemiológico.
De acordo com o levantamento feito a pedido do IMPACTO, o pico da doença foi no mês de abril, quando foram contabilizados 419 registros de dengue no município. Os números assustam já que no ano passado, de acordo com os dados fornecidos pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado, foram registradas apenas 42 ocorrências. Em 2013 foram 418 casos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que os agentes de controle de vetores mantêm trabalho contínuo e reforça a necessidade de as ações de combate por parte da população. “As equipes realizam vistorias nas residências, orientam moradores sobre os cuidados que devem fazer para evitar a criação da larva do mosquito da dengue. Se houver casos positivos ocorre o bloqueio de controle de criadores visando assim impedir o desenvolvimento dos casos de dengue nas proximidades, outra medida para impedir o desenvolvimento é através do inseticida fornecido pela Sucen”, informa.
Boa notícia
A boa notícia é que os agentes de controle de vetores não estão achando tantos focos do mosquito transmissor da dengue em garrafas, vasos, entulhos e pneus. Ultimamente os locais que mais são encontrados vetores são nos canos das moradias (ralos externos pluviais, os canos que ficam no fundo das casas – que ligam o quintal à frente). Muitas vezes os agentes encontram mosquitos saindo desses ralos. Uma das medidas para evitar o desenvolvimento da dengue nos ralos seria a cada 1 litro de água colocar uma colher de sal em um balde e jogar nos ralos, essa medida auxilia para o não desenvolvimento do mosquito, informa a secretaria de saúde. .
Arrastão
Questionada se existe previsão arrastão de limpeza nos bairros a Secretaria Municipal de Saúde informou que nesse mês ocorrerá arrastão de limpeza (leishmaniose) em alguns bairros, dentre eles: Mário Covas, Jardim Ipiranga, Jardim Itaipu, Vila Ipiranga, Jardim America, Conjunto das Palmeiras, Parque Jaguará, Parque Cecap, Vila Sakai, Jardim Santa Inês, Jardim Paulista, Vila Nilza, Vila Endo, Vila Fátima, Millenium, Jardim Europa. A Secretaria Municipal de Saúde pede que a população continue em estado de alerta e não se descuide da limpeza dos quintais. Ao identificar qualquer ponto com água, elimine imediatamente.