Eleitores já podem realizar recadastramento biométrico

Biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas

A Justiça Eleitoral de São Paulo iniciou o cadastramento biométrico em todo o Estado. Desde o dia 15 de setembro, o cidadão que procurar o cartório para solicitar o título pela primeira vez, fazer a transferência de domicílio eleitoral ou revisão de dados, fará a identificação biométrica, que inclui a coleta das digitais, além de fotografia e assinatura digital.

De acordo com a técnica judiciária do Cartório Eleitoral de Lucélia, Andréia Bassiquetti, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) pretende cadastrar gradualmente os eleitores no novo sistema. “O procedimento ainda não é obrigatório, mas quem se adiantar pode evitar transtornos no futuro, como filas e demora no atendimento, quando a biometria se tornar obrigatória”, explica.

Até quarta-feira (21), 103 eleitores compareceram ao Cartório de Lucélia para realizar o recadastramento. A meta é que até 2018 todos os eleitores estejam com a biometria cadastrada. Em Lucélia, são 14.727 eleitores. Já em Inúbia Paulista, são 3.032, e em Pracinha, 1.484 estão aptos a votar.

Para fazer a identificação biométrica, o eleitor deve agendar o atendimento no site do TRE (www.tre-sp.jus.br). No dia marcado, basta comparecer ao Cartório Eleitoral portando documento de identificação original, CPF, comprovante de residência recente e o título eleitoral, caso tenha. Para o primeiro título dos homens, que tenham entre 18 a 45 anos, é necessário também o comprovante de quitação do serviço militar.

As pessoas que não puderem cadastrar no site podem procurar diretamente o Cartório para fazer o agendamento e posterior cadastro.

Biometria
Biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas. Para a Justiça Eleitoral, essa tecnologia permite que o eleitor vote na urna eletrônica depois do reconhecimento de sua expressão digital por meio do leitor biométrico. “O principal benefício é o aumento da segurança na hora do voto. Com a identificação pelas digitais não haverá possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro”, explica Andréia.

Inadimplentes
Os eleitores que estão inadimplentes com a Justiça Eleitoral devem procurar o Cartório para emissão de Guia de Recolhimento da União, para pagamento de multa no valor R$ 3,51 por turno. A multa é aplicada após três eleições consecutivas sem votar.

Novo título
As pessoas que precisam tirar o título de eleitor ou fazer mudanças no documento têm até maio de 2016 para procurar o Cartório. Isso porque, de acordo com lei, 150 dias antes da eleição os procedimentos são encerrados para organização da eleição. “Pedimos que não deixem para última hora, evitando filas e transtornos. Procurem o Cartório o quanto antes e fique em dia com a Justiça”, finaliza Andréia.
Serviço

O Cartório Eleitoral de Lucélia funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na rua Eduardo Rapacci, 171 – centro. Mais informações pelo telefone: 18 3551-1295.

FONTEDA REDAÇÃO | GRUPO IMPACTO
Conteúdo anteriorFAI divulga Vestibular 2016 na região durante Enem 2015
Próximo conteúdoVereadores registram boletim de ocorrência contra acusações feitas em rede social