A semana foi marcada por mais uma alteração no primeiro escalão da gestão do prefeito Ivo Santos. O jornalista Ricardo Cassiolato Torquato confirmou ao IMPACTO que deixará Secretaria Municipal de Educação para assumir a assessoria de comunicação. A mudança deve ser anunciada pelo prefeito na semana que vem. “A decisão foi tomada em comum acordo. O prefeito Ivo conversou comigo há cerca de 2 meses sobre tomar conta da imprensa. Na época estávamos sem nenhum profissional e era necessário um trabalho específico e um planejamento para o setor. Fiz o planejamento, e comecei a auxiliar. A Secretaria da Educação, porém é muito grande e não sobrava tempo para me dedicar à imprensa e o serviço ficou parado. Há cerca de um mês o prefeito avisou que tinha interesse que eu assumisse a Comunicação e deixasse a Educação. Tentamos ainda dividir o tempo, mas não deu certo. Agora, com as mudanças no primeiro escalão, entendemos que seria melhor dedicar a este projeto”, explica.
Formado em jornalismo, com mestrado em comunicação pela Universidade de Marília, Torquato aceitou o convite por já ter experiência na área de comunicação. “Já fui assessor de imprensa do Sebrae-SP, regional de Presidente Prudente, mas nunca fiz assessoria nesta área. Agora vou aprender mais um pouco. O governo municipal tem feito muita coisa boa para a cidade, mas isso não aparece, pois a própria prefeitura não conta. Nosso trabalho será dar cada vez mais dinamismo ao processo divulgação para que a população tome conhecimento das ações da Prefeitura ”, informa.
Torquato informou ao IMPACTO que o principal desafio à frente da pasta será reestruturar o setor. “Nossa meta é criar um projeto de comunicação com verba própria administrada de modo técnico e que contemple justamente todos os meios de comunicação levando em consideração a área de abrangência, leitores e público, tipo de publicação. As inserções serão controladas com hora ou local marcado em campanhas sociais como coleta de lixo, prevenção a dengue e outras doenças, educação para o trânsito e etc.”, destaca. O jornalista afirma que a população pode esperar muito trabalho por parte da equipe de comunicação.
Pressão
O IMPACTO questionou o novo chefe da assessoria de imprensa sobre a rotatividade no setor. Um breve levantamento feito por este semanal indica que em três anos, seis jornalistas estiveram à frente da comunicação da prefeitura. Será que os profissionais não agüentaram a pressão? “Não é nada disso. A verdade é que muitos deles tinham outras funções, atividades e o acúmulo tornou o trabalho inviável. Em outros houve problemas específicos. No caso do meu amigo e ex-companheiro de TV Fronteira, Mário Marins, houve problemas de saúde na família, o Cid é um excelente advogado e foi montar seu escritório. Foi por isso que o prefeito Ivo Santos não quis que eu acumulasse a pasta da Educação. Vamos nos concentrar 100% na comunicação”, destaca Torquato.
Redes sociais
Diariamente por meio das redes sociais a população faz críticas e reivindicações a Administração Municipal. Torquato afirma que a postura da assessoria de imprensa diante deste fato é responder a aqueles que fazem um debate em alto nível. “Se entendermos que a preocupação manifestada é justa, vamos entrar e explicar os posts. Vamos ler todos, e responder aqueles que possam contribuir para o debate amplo e democrático. Tudo isso pautado pelo respeito às pessoas, de modo profissional e preservando o interlocutor”, afirma.
Gestão na Educação
Torquato assumiu a Secretaria de Educação em janeiro deste ano. Ficou praticamente nove meses no cargo, no lugar de Wilson Hermenegildo, que era Secretário Municipal de Educação desde o início do atual governo municipal, e fora designado como secretário Municipal de Gabinete. Agora, com essa mudança, Wilson deve acumular pelo expediente das duas Secretarias, voltando assim a responder pela Educação.
Questionado como será a transição afirmou: “Na verdade, eu e o Wilson sempre trabalhamos juntos na secretaria. Sempre o consultava quando tinha dúvidas e ele sempre me ajudou muito devido a sua experiência por 10 anos como diretor de escola. Então vai ser tranquilo, tanto que na verdade não temos uma data certa para a transferência do cargo. Mesmo fora da pasta continuarei a ajudar com a parte de cadastros, busca de recursos feitos via internet”, relata Torquato.
Sobre o troca-troca de secretários durante a gestão Ivo Santos, o novo chefe da assessoria de imprensa afirmou que as mudanças não atrapalham o desenvolvimento da cidade. “No caso da Secretaria da Educação vai ajudar. O Wilson sempre colaborou e agora vou poder devolver a gentileza. Vou ajuda-lo no que for possível. Não haverá ruptura e sim, continuidade. Em relação a outras secretarias, todas têm ótimos funcionários de carreira que tem dado suporte necessário às ações dos secretários. Isso garante a continuidade”, destaca.
Sob seu período de gestão como secretário municipal de Educação, inaugurou o Núcleo Pedagógico e duas creches (Jardim Bela Vista, em junho, e a Pró-Infância na semana passada), colocando fim na fila de espera para matrícula em creche.
Anúncio dos novos secretários
Sobre o anúncio de mudanças no secretariado municipal, Torquato afirmou que assim que tiver os outros dois nomes para as pastas do Planejamento e da Assessoria Jurídica, será feita uma coletiva com a imprensa e os nomes serão divulgados. Ainda não há prazo definido para o anúncio.