A Prefeitura de Adamantina abriu comissão para apurar possíveis irregularidades na construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Em entrevista ao IMPACTO, a secretária de Saúde Patrícia Queiroz Ribeiro Mochiuti informou que o objetivo é avaliar o que acarretou os problemas enfrentados atualmente, como no telhado, onde existem diversos pontos com vazamentos.
“A principal questão é do telhado. Todos já perceberam que existem pontos que entram água. Mas, não somente esta parte apresenta problema. Existe um jardim de inverno que também tem vazamento. Não sabemos se é a caída que precisa ser refeita ou qual o reparo que deve ser realizado, por isso foi decretado à comissão”.
A secretária explica que a construtora responsável pela obra, que é de Adamantina, já foi notificada a realizar os reparos. “Queremos algo mais efetivo, com comprometimento”. O Ministério da Saúde foi notificado sobre a abertura da comissão, que tem 90 dias para apurar os possíveis erros na obra.
A construção da UPA de Adamantina foi concluída, faltando apenas à conclusão de alguns reparos, como no calçamento e na fachada. Nas últimas semanas, conforme noticiado pelo IMPACTO, o local começou a receber equipamentos e mobiliários (camas, lixeiras, armários, cadeiras, bancos, bebedouros), mesmo com os problemas apresentados na unidade. “Fizemos um mapeamento no prédio. As salas são isoladas e os equipamentos devidamente embalados. Tomamos estes cuidados justamente para não deixar os materiais em qualquer lugar, afinal são caros”.
Se for constatado que de fato houve descumprimento contratual por parte da construtora poderá acarretar em rescisão do contrato e/ou aplicação de sanção administrativa com base da Lei de Licitações. Foram nomeados para compor a comissão a secretária de Saúde Patrícia, técnica em obras civis Elisângela dos Passos e a enfermeira Rosemary Idalgue Mantovani.
Em paralelo a comissão, segundo a secretária de Saúde, a prefeitura está em fase de organização e de decisão de quem administrará a UPA. “Como será a contratação dos profissionais, a rotina dentro do município, já que temos o pronto socorro? Então, estaremos estabelecendo o fluxo de atendimento para definir realmente as referências de atendimento e gestão da UPA”.
A UPA é uma unidade especializada que beneficiará aproximadamente 86 mil pessoas da região. Os casos atendidos na Unidade serão exclusivamente de urgência e emergência em geral (adultos e crianças) seja por demanda espontânea ou encaminhamento de outras unidades de saúde.
Supostas irregularidades na construção da UPA são apuradas pela prefeitura
Secretária de Saúde Patrícia Queiroz informou que o objetivo é avaliar o que acarretou os problemas enfrentados atualmente