35.7 C
Adamantina
sábado, 25 janeiro, 2025

Vídeo educativo ensina crianças a se defenderem de abuso sexual

Vídeo mostra situações de abuso com linguagem acessível para crianças. Assista!

Sem dúvida, o abuso sexual é uma das maiores (senão a maior) preocupação de pais e mães. Mais ainda do que uma gravidez precoce ou a contração de alguma doença sexualmente transmissível. Nas palestras que faço, não tem um encontro sequer em que esse assunto não venha à toa. E eu sempre repito: crianças com educação sexual estão menos vulneráveis ao abuso sexual. E o que isso significa? Que é preciso falar sobre o assunto.

Desde cedo é importante ensinar à criança que o corpo dela é especial e que certas partes dele (como o pipiu, a pitoca e o bumbum, por exemplo), são ainda mais especiais e, por isso, não devem ser vistas ou tocadas por qualquer pessoa. É preciso insistir nessa lição cotidianamente: na hora do banho, na hora em que a criança ficar pelada na frente de pessoas estranhas (crianças pequenas ainda não têm noção de inibição e, por isso, ficam peladas em locais e situações em que nós, adultos, julgamos inadequadas).

- Publicidade -

Além do diálogo constante, alguns livros, como Pipo e Fifi (clique aqui para ler), podem ajudar os pais e mães nessa tarefa desafiadora. Outra maneira de abordar o assunto com crianças é mostrar este vídeo, que faz parte de uma campanha de enfrentamento à violência sexual infantil, e ensina a criança a ter autonomia sobre o seu corpo para dizer “não” e a procurar um adulto de confiança para contar o que aconteceu. Eu achei super didático e muito útil! Assista!

 

Publicidade