Mídia, diversidade e ética. Esses foram os temas que marcaram a 15ª edição do CiCom (Ciclo de Palestras de Comunicação Social) da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas). Realizado de 11 a 13 de novembro, o evento reuniu alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Na primeira noite, Roberto Francisco Daniel, padre que foi excomungado pela Diocese de Bauru em 2013 por ter se manifestado publicamente sobre questões polêmicas em relação a moral sexual da igreja abordou, dentre outros temas, a sexualidade e a afetividade na comunidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Roberto defende que sexualidade é o prazer sexual em determinado ato enquanto a afetividade é a ação de ser próximo e permitir contato. Para explicar, deu um exemplo didático: no Brasil, dois homens não podem manifestar carinho em público sem que eles sejam associados como um casal.
O que, segundo ele, já não ocorre com as mulheres e afirma que caso uma garota mexa no cabelo da outra, elas não seriam vistas como lésbicas, mas sim como amigas. Para ele, o brasileiro ainda preserva a tradição de gerações passadas da necessidade de se mostrar viril.
No segundo dia, houve a premiação dos melhores trabalhos inscritos para o Prêmio Expressão.
E na terceira noite a jornalista, Izabel Dias, falou sobre as características do Webjornalismo e criticou o compartilhamento de notícias falsas nas mídias sociais. A jornalista relembrou o caso de matérias veiculadas em 2011 de uma mãe que supostamente teria dado luz a 11 bebês.
Izabel revelou que, de fato, os bebês nasceram no mesmo dia em uma mesma clínica, mas, de mães diferentes. E o que aconteceu foi que na Índia – país onde ocorreu os nascimentos e de uma cultura muito supersticiosa – havia vários partos marcados para o dia 11 de novembro daquele ano (11/11/2011).
Também na segunda noite, o publicitário Fernando Roberto Rodrigues apresentou aos estudantes de Publicidade e Propaganda a realidade do mercado como tipos de agências e campanhas. O profissional possui MBA em criação publicitária e planejamento de campanha e já atendeu clientes como PepsiCo, Unilever e Nestlé.