A atual gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) realizou a primeira reunião no último dia 11, no Laboratório de Informática II, do Câmpus I.
De acordo com o presidente Fabrício Lopes, a primeira ação será a aplicação de um questionário a fim de que cada servidor identifique riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos presentes em cada setor da instituição.
“Tal questionário será muito importante, pois laudos técnicos feitos através de empresas especializadas, tais como o LTAA [Laudo Técnico de Avaliações Ambientais] e o PPRA [Programa de Prevenção de Riscos Ambientais], podem não conter todos os riscos descritos. A finalidade desse questionário é complementar tais documentos por aqueles que vivem a rotina de cada setor e, a partir daí, regulamentar e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho”, afirmou o vice-presidente da CIPA, gestão 2015/2016, Mateus Augusto Vitorelli.
Conforme afirma, serão implementados testes semestrais, em conjunto com os cursos de saúde da instituição. “O objetivo é monitorar alguns aspectos dos colaboradores, identificando e orientando-os sobre eventuais riscos e hábitos a serem adquiridos”, explica.
Para a implantação de qualidade das medidas de prevenção aos problemas de segurança e saúde dos trabalhadores, a CIPA pretende realizar nessa gestão uma maior integração com os servidores.
“Diante da dimensão física da instituição temos como maior obstáculo a fiscalização direta e permanentemente de todo este espaço. Para nosso auxílio, poderemos contar com o contato dos servidores que poderá ser feito pessoalmente e através de telefonemas aos membros e, brevemente em nosso hotsite. Essa integração é essencial para a extinção e prevenção de acidentes e para o bom andamento das atividades”, ressalta.
As reuniões ocorrem na segunda quarta-feira de cada mês.