Direção da FAI estuda criar novos cursos e implantar Polo de Engenharias

Estão em pauta os cursos das engenharias Mecânica, Mecatrônica, Elétrica, de Produção, Biomédica e de Computação; outros cursos como Biomedicina e Arquitetura e Urbanismo também estão em estudo

A direção das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) estuda criar novos cursos para, assim, implantar o Polo de Engenharias da instituição. Já estão na pauta os cursos das engenharias Mecânica, Mecatrônica, Elétrica, de Produção, Biomédica e de Computação.

Atualmente a FAI dispõe de quatro cursos na área de Engenharias em pleno funcionamento: Agronômica, Alimentos, Ambiental e Civil. Porém, a direção da faculdade vê a necessidade de ampliar o leque na oferta de cursos desta área, principalmente pelo fato de esses cursos estarem com expressiva demanda em todos os países e serem de fundamental importância para o desenvolvimento científico e tecnológico de uma nação.

“A criação de um polo de Engenharias na FAI trará um ganho substancial na formação destes profissionais. A ideia é ter um complexo de laboratórios de alta tecnologia que atenderá esses cursos e proporcionará a criação de projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão o que não seria possível com um grupo menor de cursos. Será criado um núcleo básico de formação e a partir do terceiro ano haverá segmentação por área de formação entre as Engenharias”, destacou o diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim.

Segundo Cardim, os formandos não têm encontrado muita dificuldade para ingressarem no mercado de trabalho. “Mesmo dentre as engenharias existentes o candidato deve ficar atento às tendências nessa área. As engenharias Mecânica, Mecatrônica, Elétrica, de Produção, Biomédica e de Computação devem ter um expressivo crescimento nos próximos anos”, garantiu.
A integração entre as áreas não é uma novidade, isto vem ocorrendo desde a década de 1990, mas tem se intensificado nos últimos anos.Além desses, também estão sendo desenvolvidos projetos para a implantação dos cursos de Biomedicina e Arquitetura e Urbanismo na FAI.

Cursos em estudo
Além de estudar a composição de motores, a Engenharia Mecânica também preocupa-se com o conforto das pessoas e as melhores formas de utilização da energia disponíveis no país, imprescindível para os padrões atuais. A Engenharia Mecatrônica é a área que utiliza os conceitos de mecânica e computação com a finalidade de controlar os equipamentos via computadores. A tendência é que, no futuro, todos os equipamentos mecânicos sofram algum tipo de automação. As máquinas passarão a ser eletronicamente controladas e isto já ocorre hoje, mas ainda há muito por fazer.
A FAI já conta com o curso de Computação, sendo uma área que cresce junto com as novas tecnologias, daí surgem as novas aplicações computacionais que proporcionam resultados para diversas áreas.

O engenheiro de Produção projeta o desempenho econômico eficaz em vários setores da indústria, dos serviços e comércio, seja na iniciativa privada ou pública, em projetos, gestão, atuando em setores de fiscalização ou no setor de obras. É um campo amplo de atribuições profissionais.

Já o engenheiro Elétrico é um profissional que será muito requisitado no futuro em razão, principalmente, da crise energética que o mundo está atravessando. Existe a necessidade urgente de se formar engenheiros elétricos com uma visão de futuro que consigam, utilizando recursos naturais renováveis (como solar, eólica, cinética, entre outros), produzir energia para o consumo da sociedade humana.

O engenheiro Biomédico relaciona os aprendizados de Medicina com Engenharia. É um profissional atual com alta demanda de mercado. “A Engenharia é de suma importância para o desenvolvimento de um país. Com a proposta de a FAI criar um Polo de Engenharias, a região do Oeste Paulista ganhará muito com isso, pois a Engenharia é indispensável para a melhoria da qualidade de serviços prestados à sociedade e para a resolução de problemas de caráter econômico e social, fortalecendo esta região do estado, que é tão desprovido de tecnologias emergentes”, disse o vice-diretor da FAI, Prof. Dr. Wendel Cleber Soares.

Conteúdo anteriorRapaz mata ex-namorada a golpe de faca e depois tenta se matar em Junqueirópolis
Próximo conteúdoSebrae traz curso sobre Gestão Financeira a Adamantina