35.7 C
Adamantina
sábado, 25 janeiro, 2025

FAI entrega prêmios aos primeiros colocados dos Congressos Científicos 2015

A cerimônia de entrega ocorreu no sábado (28), no Câmpus II da FAI

Foi realizada no sábado (28), no auditório Miguel Reale, no Câmpus II, a cerimônia de entrega das premiações do IX Congresso de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas (CICFAI), de nível universitário, do VIII CICFAI Júnior, voltado a estudantes dos ensinos fundamental e médio e do V Congresso de pesquisa científica (CPCFAI), direcionado a pesquisadores e a profissionais que já atuam em suas respectivas áreas de graduação.

Para o presidente dos congressos da FAI, Prof. Dr. José Aparecido dos Santos, a avaliação do evento foi positiva. “É uma satisfação participarmos da solenidade de premiação aos melhores trabalhos do CICFAI e depararmos com o auditório Miguel Reale lotado de alunos, professores, familiares que vêm prestigiar este momento. Mais uma vez percebemos a ampliação da participação das escolas, das instituições, e de estados participantes – este ano com 16. O CICFAI Júnior está mostrando um novo caminho para a educação brasileira”, ressalta.

- Publicidade -

Os três primeiros melhores trabalhos de cada categoria receberam um notebook como prêmio e as quatro melhores maquetes um tablet, doados pela empresa adamantinense Carelli Informática, que há cinco anos mantém parceria com FAI e patrocina os congressos de iniciação científica da instituição. Os participantes do Lançamento de Foguetes foram contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze. “Para o próximo ano já estamos pensando em ampliar a premiação, até mesmo levando em consideração a questão de uma década de eventos”, afirma.

Orientadora de trabalhos premiados no CICFAI Júnior, a professora da cidade de Junqueirópolis, Miriam Bitencurte, conta que houve uma preparação com oficinas de foguetes de garrafa PET, com alunos de ensino fundamental e médio. Depois foi realizado um campeonato entre os alunos das escolas Idene Rodrigues dos Santos, de Junqueirópolis, e o Colégio Objetivo, de Dracena.

“Esse troféu é muito significativo porque alimenta sonhos, estudo e contamina muitas pessoas. Esses alunos merecem todas as honras por terem aproveitado o tempo fora da sala de aula, estudando, pesquisando, construindo”, reforça Miriam.

O estudante Gustavo Ubeda, orientado por ela, foi o primeiro colocado no lançamento de foguete, que atingiu 180 metros.

“Essa oportunidade é incrível porque abre um campo muito grande, na área específica de Astronomia. A partir desses projetos, os professores estão se engajando mais. Participei na categoria oral, na maquete e no lançamento de foguetes”.

O estudante do 1º ano do Ensino Médio, da cidade de Irapuru, Antonio Agostinho Magioli Barros, conta que ficou honrado em ter seu trabalho reconhecido no CICFAI Júnior.

“Sinto-me valorizado pela FAI por ter essa oportunidade do trabalho que eu faço. Existe uma carência de recursos e de profissionais na área de Paleontologia. O meu foco é expandir essa área”.

O professor Marcos Vinicius Menezes, da escola Noêmia Dias Perotti, de Mirandópolis, explica que é a quarta vez que participam do evento e conquistaram o terceiro lugar da categoria do CICFAI Júnior.

“Durante os quatro anos nós temos conseguido mais alunos trabalhando e desenvolverem suas atividades e também os professores. Nossos alunos lotaram três ônibus, foram 24 trabalhos apresentados. Isso é só incentivo para virmos apresentar mais trabalhos nesse evento que é tão importante para a gente e a comunidade”, finaliza.

Publicidade