A solenidade de implantação do Câmpus IV das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) no espaço da Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina (ACREA) no último domingo, 6, foi abrilhantada com a realização de um Festival Esportivo, que marcou também o lançamento do Programa de Educação Pró-Ativa (ProEduc-FAI) “Suricates”.
O evento esportivo reuniu atletas mirins das categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-18 de Futebol de Adamantina (Guarani Mirim/FAI), Rinópolis, Flora Rica, Panorama, Lucélia e Caiabu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na categoria Sub-9, a equipe de Flora Rica sagrou-se campeã. Panorama conquistou o segundo lugar. O jogo terminou em Flora Rica 2 x 1 Panorama. Na categoria Sub-11, Rinópolis emplacou 1 x 0 sobre a equipe de Flora Rica e terminou o evento como campeão. Luide, de Flora Rica, foi eleito o goleiro menos vazado e Mateus, da mesma equipe, como artilheiro.
Na categoria Sub-13, o time do Guarani Mirim/FAI goleou o Rinópolis por 4 x 0 e levou o caneco. O goleiro César, do time campeão, foi o menos vazado e Felipe Frizão, também do Guarani Mirim/FAI, saiu como artilheiro do torneio na categoria.
Já no Sub-18, a final foi marcada pela adrenalina. Após o empate no tempo normal de jogo, a decisão foi nos pênaltis e Guarani Mirim/FAI sagrou-se campeão sobre a equipe de Lucélia com o placar de 3 x 1. O goleiro menos vazado foi Felipe Fioretim, do Guarani Mirim/FAI e o artilheiro da categoria foi o jogador Kirten, de Lucélia.
As equipes campeãs e os jogadores destaques do Festival Esportivo de lançamento do Câmpus IV da FAI receberam troféus e medalhas das mãos do diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim e dos demais representantes da direção geral da instituição e dos órgãos parceiros.
ProEduc-FAI
Por meio do convênio entre a FAI e a ACREA, o novo Câmpus IV possibilita o desenvolvimento de ações esportivas de várias modalidades para crianças a partir de sete anos das escolas públicas municipais e estaduais e também dos colégios particulares de Adamantina, o Programa de Educação Pró-Ativa (ProEduc-FAI) “Suricates”.
“O ProEduc-FAI ‘Suricates’ tem como finalidade principal a melhoria da qualidade dos cursos de Graduação da FAI. A faculdade desenvolve projetos que venham a beneficiar nossos alunos e, concomitantemente a isso, nós teremos uma inserção social das crianças [atendidas pelo programa] que não têm espaço e não têm condições financeiras de pagar uma escolinha esportiva”, explicou Cardim ao mencionar a mudança nas regras de estágio dos alunos de Educação Física, que passarão a cumprir 50% do estágio dentro do programa e o restante em outros locais fora da FAI.
“Na verdade trata-se de um Programa de Esporte Educacional, o ProEduc. Temos três linhas de esportes: de competição, de participação e o educacional. A ideia é utilizar o esporte como pano de fundo para inserir essas crianças e adolescentes na sociedade. Nossas atividades serão no tripé do atletismo, do futebol, além de resgatar o esporte que faz parte desde a emancipação do município, que é o beisebol”, explicou o coordenador do ProEduc-FAI “Suricates”, Prof. Me.Carlos Barbosa.
Os assistidos participarão das atividades no contraturno escolar, sendo quatro horas pela manhã e mais quatro à tarde de segunda a sexta-feira e, aos sábados, pela manhã. “Teremos três professores com perfil para esporte educacional, que trabalharão com todas as crianças, independentemente de risco de vulnerabilidade social”, assegurou Barbosa.