Até o dia 23 de dezembro, os consumidores terão mais tempo para escolher os presentes de Natal. Desde quarta-feira (9), o comércio de Adamantina atende em horário especial, com o funcionamento das lojas no período noturno. Quem quiser evitar a tradicional correria é melhor se antecipar, como fizeram a dona de casa Zuleide da Silva e a estagiária Carina Pereira, ambas moradoras de Parapuã, que aproveitaram a abertura do comércio até mais tarde para irem às compras. “Viemos passear e fazer compras. Visitamos todo o comércio”, afirma Zuleide. “Estamos voltando para casa com muitas sacolas com presentes. As lojas são ótimas e os preços também. Aproveitei e já comprei o meu presente de Natal”, relata Carina.
Otimismo
Mesmo com ano economicamente instável, o Sincomercio (Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Adamantina e Região) espera um aumento razoável no faturamento das empresas neste fim de ano, em comparação ao mesmo período de 2014. A expectativa do presidente da instituição, Sérgio Vanderlei, é de “que os consumidores prestigiem o comércio local, ajudando a nossa economia a enfrentar este momento de crise”, destaca. O comércio adamantinense aposta em campanhas promocionais para atrair mais consumidores e movimentar as vendas neste período – considerado crucial para o faturamento. O proprietário da Calce Bem, Luis Carlos Stech está otimista. O empresário estima crescimento de 15% a mais nas vendas, comparado ao mesmo período de 2014. “Acredito que o movimento ficará mais intenso já partir desta sexta-feira (11), já que grande parte dos trabalhadores recebe o salário no dia 10, com isso irá aquecer as vendas”, afirma.
Segurança
Diante do aumento de consumidores e de dinheiro circulando nas ruas, a Polícia Militar intensificou o trabalho ostensivo na cidade, destaca o capitão PM Júlio Romagnoli. “A PM realiza a ‘Operação Natal’ com o objetivo de prevenir e coibir crimes como furtos e roubos na cidade. O intuito da PM é fazer com que a população fique mais tranquila na hora das compras. Lembrando que ao se deparar com qualquer situação de perigo, basta ligar para o 190 que estaremos à disposição”, enfatiza.
Horário especial
Conforme o cronograma do Sincomercio, as lojas ficarão abertas (de segunda a sexta) das 9h às 22h até dia 23 de dezembro. Nos sábados (12, 19 e 26) o comércio funcionará das 9h às 16h. Na véspera de Natal (24), o funcionamento será das 9h às 17h. Nos dias (28, 29 e 30) as lojas funcionarão das 9h às 18h. Na véspera do Ano Novo (31), o comércio atenderá das 9h às 13h. No dia 2 de janeiro (sábado), o comércio permanecerá fechado. A partir do dia 4 de janeiro, as lojas voltarão a funcionar em horário normal, das 8h às 18h.