Orientados pelos professores Tânia Silvia Tadini Esteves e Renato Cupelli, que ministram ao 8º termo, respectivamente, as disciplinas de Mobiliário Urbano e Fabricação, cinco alunos do curso de Design das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) desenvolveram um projeto de mobiliário urbano. O objetivo é reestruturar o jardim do Bloco I do Câmpus II da instituição.
“A disciplina de mobiliário urbano tem a tendência de analisar o contexto que existe no ambiente. Como há necessidade da FAI de construção e reconstrução daquele jardim, nós achamos interessante unir, tanto a necessidade de reestruturação do jardim como a dos alunos de praticar algo dentro do contexto da FAI. Nosso interesse é colocar o mobiliário no local”, explicou a professora Tânia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme conta, a sala foi dividida em grupos para que cada um produzisse um mobiliário: banco, floreira, luminária e lixeira. Para este projeto específico, os alunos Rosemeire Souza, Rutineia Brito, Karina Albuquerque, Endri Delvechio e Adriana Gasolina realizaram pesquisa de mercado a fim de avaliar a viabilidade financeira, bem como analisaram a necessidade de adequar o ambiente ao lazer e estudo e, principalmente, a ergonomia.
“Nesse projeto tivemos a sorte de conseguir executar sem grandes alterações. Os alunos executaram o projeto com metalão, madeira perobinha, parafuso e furadeiras. Ficou um banco muito bonito e bem feito”, finalizou Renato Cupelli.