Reviver Adamantina: ‘Luta pela emancipação’

Adamantinense apaixonado pela cidade, João Carlos Rodrigues relembra os fatos históricos da 'Cidade Joia' da Noval Alta Paulista

A luta para a emancipação de Adamantina foi árdua, pois, necessitava de viagens semanais à Capital do Estado em visita a deputados e demais autoridades. Uma luta desigual, já que Lucélia tinha um forte defensor, Dr. Luiz Ferraz de Mesquita, cunhado do Governador Adhemar de Barros,  casado com Cecília Mendes de Mesquita, irmã da 1ª dama do Estado, Dona Leonor Mendes de Barros.

FOTO 1

1ª Caravana na Assembléia Legislativa Estadual para a criação do Município em setembro de 1947.  Arthur Pacífico Garbini, Abdon Prado Lima, Ihity Endo, Antonio Félix de Freitas, Joaquim Harada, Mathias Fiorillo, João Perroni, Forato, Miguel Abdo, Mario Mello, José Rasqueado (dono da casa vermelha) e Fukuyama (dono do prédio da Casa Moreira).

FOTO 2

2ª Caravana para criação do  município de Adamantina em visita a Assembléia Legislativa Estadual. Antonio Alves Portelinha, Herminio Brighenti, Senador Lino de Mattos, Arthur Pacífico Garbini, Miguel Abdo e Silvio Zampieri.

FONTEJOÃO CARLOS RODRIGUES, PESQUISADOR
Conteúdo anterior‘Os Dez Mandamentos’ estreia no Cine Hos
Próximo conteúdoJovens da Igreja Filadélfia organizam retiro no Carnaval