Dados sobre criminalidade coloca região de Adamantina entre as mais seguras do Estado

Área da Seccional de Adamantina, que compreende 12 municípios, apresentou queda nos casos de roubos em 2015 comparando com o ano anterior.

seccional deConsiderada uma das regiões mais seguras do Estado, a área da Seccional de Adamantina, que compreende 12 municípios, apresentou queda nos casos de roubos em 2015 comparando com o ano anterior. Dados divulgados na terça-feira (26), pela SSP (Secretaria de Segurança Pública), apontam ainda crescimento nas apreensões de drogas e nos casos de furtos.

 

Os delitos de roubos, que são aqueles que traumatizam as vítimas, tiveram redução de 22,86%, sendo registradas 27 ocorrências no ano passado, todos os casos investigados através de inquérito policial.

As estatísticas oficiais mostram 1,08% a mais de furtos em 2015 em comparação com 2014, aumento considerado insignificante pela Polícia Civil. O delegado seccional Domingos Lazaretti Neto afirma que a maioria dos 987 casos foram registrada por menores de idade, em Osvaldo Cruz. “Geralmente, o furto por ser considerado crime leve não propicia a custódia do menor”, explica.

Já as apreensões de entorpecente passaram de 192 para 268 ocorrências no último ano. Lazaretti Neto explica que as maiores quantidades foram apreendidas nos Terminais Rodoviários e na SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), mas que a maioria dos casos registrados dentro das cidades.

Embora o número de homicídios tenha aumentado de dois para três, a Polícia Civil destaca que todos os autores estão presos. Os casos, que foram esclarecidos, ocorreram em Mariápolis, Osvaldo Cruz e Lucélia.

E, por mais um ano, a região de Adamantina não registrou casos de latrocínio, que é roubo seguido de morte, e roubo de cargas. “A área da Seccional é talvez a que apresenta os menores índices do Estado, isto se adotarmos o critério pelo número de habitantes. Vários são os fatores que contribuem para esses dados positivos, porém temos que destacar o trabalho policial realizado, das policias Civil, Militar e Rodoviária”, afirma o Lazaretti Netto.

Estado

Pela primeira vez na série histórica, desde 2001, todos os índices de criminalidade do Estado apresentaram queda no final de um ano.

Em 2015, o número de mortes registrou queda de 12,49% em relação ao ano anterior. Esta foi a primeira vez que a taxa de homicídios no ano ficou abaixo de 4 mil. “Nós estamos frente a um fato extremamente importante. O Estado de São Paulo, desde 2001 até hoje, conseguiu reduzir os 11 indicadores. Nós tivemos queda e atingimos um número histórico de 8,7 homicídios por 100 mil habitantes. Hoje somos o estado e a capital brasileira com menor indicador de criminalidade”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

FONTEJOÃO VINÍCIUS / GRUPO IMPACTO
Conteúdo anteriorAlimentos funcionais trazem benefícios extras à saúde
Próximo conteúdoGrupo Jóia instala nova torre para 93 FM e anuncia rádios Brasil FM e Jóia FM