Na quinta-feira, 7, um proprietário rural de Parapuã foi autuado com multas que, juntas, somam R$ 95 mil. A ação foi conjunta das polícias militar e ambiental de Tupã. O local exato da ação não foi informado pela Polícia Militar.
Na propriedade a Força Tática e a Polícia Ambiental apreenderam três aves da espécie “Canário da Terra”, dois “Sábias Poca”, quatro “Coleirinho Papa Capim” e uma “Pataviva Chorona” e três gaiolas batedeiras, além de alçapões e instrumentos estes utilizados para a captura de aves nativas.
Rinha de galo
Os policiais ainda localizaram no quintal da propriedade um rebolo para combate entre os galos, materias para treinos, medicamentos de uso veterinário e 30 galos “Índios” confinados em viveiros pequenos e sem limpeza.
As aves estavam sem alimentação, segundo o boletim de ocorrência e com as esporas serradas. Os sinais eram de utilização para rinha.
A Polícia Ambiental lavrou duas multas e os valores somados chegam a R$ 95 mil.
Além disso, o proprietário poderá responder pos crimes ambientais, cujas penas são de detenção de seis meses a um ano e multa e de detenção de três meses a um ano e multa.