O rompimento da barragem de rejeitos de mineração, em Mariana (MG) ocorrida em 2015 é considerado a maior tragédia ambiental da história do Brasil. O episódio cortou o fornecimento de água potável para 250 mil pessoas e saturou cursos de água com um sedimento laranja desenho que pode afetar o ecossistema por anos. Além disso, deixou milhares de famílias desabrigadas.
Diante dessa tragédia, o Lions Clubs Foundation (LCIF), organização beneficente oficial do Lions Clubs International doou 10 mil dólares em caráter de emergência para ajudar as famílias desabrigadas.O LCIF apoia os trabalhos solidários dos Leões, fornecendo subsídios para seus esforços humanitários locais e globais, além de ajudar a melhorar a vida das pessoas ao redor do mundo, desde o combate a problemas de visão até a reação às grandes catástrofes.
Em Adamantina, o Lions Clube mantém há mais de 50 anos o clube em atividade, atuando em diversos projetos sociais, ambientais, educacionais e de saúde, como forma de servir à comunidade e contribuir para a construção de uma sociedade melhor, com menos desigualdade.