Com problemas no aterro sanitário, Adamantina não é certificada no ‘Município Verde Azul’

Na Nova Alta Paulista oito municípios foram certificados. Dracena foi a melhor colocada na 13ª posição no estado

Adamantina caiu no ranking do PMVA (Programa Município Verde Azul) divulgado nesta quarta-feira (17), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A cidade, que ficou na 18ª colocação em 2014, não foi certificada no ano passado por inadequações quanto à operação do aterro sanitário.

O município alcançou nota 84,17, sendo pré-certificada pelo Governo de Estado, com prazo de dois meses para apresentar as adequações no aterro sanitário municipal. Em 2014, a nota adamantinense foi de 92,26.

Na região

Na Nova Alta Paulista, oito cidades foram as certificadas pelo PMVA, sendo Dracena (13ª colocação), Flórida Paulista (34ª), São João do Pau D´Alho (50ª), Pracinha (66ª); Irapuru (76ª), Tupi Paulista (78ª), Osvaldo Cruz (88ª) e Nova Guataporanga (92ª), que tiraram nota superior a 80 pontos.

O Programa Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Ao participar, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre a cidade e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas”.

FONTEJOÃO VINÍCIUS / GRUPO IMPACTO
Conteúdo anteriorFAI abre inscrições para concurso de caixa de faculdade
Próximo conteúdoConheça os alimentos que deixam a pele bronzeada neste verão