28 C
Adamantina
sábado, 18 janeiro, 2025

Método Kumon é um forte aliado no momento da alfabetização

Curso de português do Kumon possui materiais especialmente voltados para crianças que ainda não sabem ler e escrever

A alfabetização é uma das fases mais esperadas e comemoradas da aprendizagem. Tudo é novidade, e cada palavra descoberta – seja na ponta do lápis ou na mente durante a leitura – é uma grande vitória. O método Kumon para o ensino de português é indicado para crianças a partir de três anos de idade, alfabetizadas ou não.

“O curso de português do Kumon possui materiais especialmente voltados para crianças que ainda não sabem ler e escrever. A alfabetização do método se dá por meio de palavras que estão presentes na rotina dos pequenos, isso torna o aprendizado mais tranquilo e efetivo”, explica Alessandra Cristine Reis, coordenadora do setor de português da rede.

- Publicidade -

Segundo Alessandra, “todo esse desenvolvimento leva tempo, e nós respeitamos o ritmo de cada criança, por isso é importante deixar os pais cientes desse processo”.

O curso do Kumon é separado por estágios. No primeiro, é trabalhada a memorização da criança, com o objetivo de familiarizá-la com informações escritas. No segundo, a criança começa a perceber que as palavras são formadas por sílabas que se repetem, e no terceiro, ela adquire a capacidade de ler sozinha pequenas frases.

A partir do quarto estágio, o foco é a escrita. Pouco a pouco, a criança vai aprendendo o traçado das letras, até conseguir escrever sozinha. Tudo isso acontece de forma gradativa e tranquila. Ao concluir o sexto estágio, a criança já estará alfabetizada e pronta para dar continuidade ao aprendizado da língua.

Publicidade