Para ficar com a pele bronzeada não basta apenas tomar sol, também precisa prestar atenção na dieta, pois muitos alimentos contribuem na busca por uma pele dourada. A nutricionista Fabiana Micheli Golfeto fala sobre quais alimentos nos ajudam a ter uma pela com a cor do verão.
Os alimentos recomendados são os de cor alaranjada e avermelhada, como mamão papaia, pimentões, cenoura, batata-doce, beterraba, manga, tomate, melancia e abóbora. E também os vegetais verdes escuros, como espinafre, couve, agrião e brócolis. “São alimentos ricos em uma substância chamada betacaroteno. Essa substância confere cor amarela e alaranjada as frutas e vegetais, já nas folhas ela fica camuflada, escondida, pelo verde da clorofila. O nosso organismo transforma-o em vitamina A e é excelente na ajuda de produção de melanina”.
A especialista alerta que as pessoas com pele mais clara devem moderar na ingestão de alimentos ricos em carotenoides, pois tem a tendência a ficarem amareladas, perdendo a beleza do bronzeado e deixando uma aparência artificial. “Essas devem tomar mais cuidado com o consumo, evitando excessos. Já, as peles morenas não correm tanto risco de ficarem amareladas e podem aproveitar melhor o poder bronzeador do betacaroteno. Lembrando que não existem restrições para o uso de alimentos com betacaroteno com relação a tipo de pele e sim moderações de acordo com a cor e o tipo da pele de cada indivíduo”, explica.
A ingestão recomendada de frutas e verduras é de cinco a seis porções. “Quando se trata de alimentos com betacaroteno devemos tomar cuidado com algumas observações, por exemplo, para sabermos se estamos ingerindo grande quantidade de betacaroteno devemos observar a palma da nossa mão. Se estiver amarelada, pode ser sinal de acúmulo dessa substância. Outro sinal são as partes oleosas, como na testa e nas costas, da mesma forma devemos observar se estão ficando amareladas. Caso isso estiver acontecendo diminuía a ingestão desses alimentos, ou intercale o uso”.

Fabiana explica ainda que esses alimentos devem ser consumidos o ano todo. “São alimentos com funções antioxidantes, estudos comprovam que auxiliam na prevenção e tratamento de diversos tipos de câncer”.
Se caso a pessoa for viajar e pretende ajudar no bronzeado, comece ingerindo sucos bronzeadores pela manhã, aumente a ingestão de folhosos no almoço e jantar, e também de frutas vermelhas nos intervalos. “Assim ela terá mais vantagens ao tomar sol”, finaliza.
Existem contraindicações?
Não, porém, existem limitações. Diabéticos, por exemplo, devem comer em menor quantidade cenoura e beterraba que são fontes de betacaroteno. Pessoas com insuficiência renal não devem comer tomate, mas não existe contra indicação para o uso de betacaroteno em si. “Existe moderação dependendo do estado clinico do individuo. Isso não quer dizer que não devem comer, mas que devem ter maior orientação ao comerem”, explica Fabiana Golfeto.