Reempossado no dia 24 de fevereiro como prefeito de Adamantina, João Eduardo Barbosa Pacheco (PSDB), teve durante a semana intensa com inúmeras reuniões de trabalho, pautadas basicamente pelo ‘enxugamento de gastos’.
“Estamos agindo com muita cautela, tomando todos os cuidados. Junto com nossa equipe técnica analisando cada detalhe, cada contrato, cada situação. A Cidade passou por um período difícil por conta dos acontecimentos que são do conhecimento de todos. Porém agora, é hora de muito trabalho. Reconheço que é um momento preocupante, mas não irei medir esforços para enfrentar os desafios que não são poucos”, destaca o chefe do Executivo.
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Em entrevista ao IMPACTO o novo prefeito destacou que a dívida da Prefeitura é astronômica, bem maior do que se imaginava.
“Quero tornar público que estamos herdando uma dívida de mais de R$ 4,5 milhões que vem sendo acumulada nos últimos anos. Isto inclui fornecedores de alimentos para merenda, fornecedores de peças para secretaria de obras, fornecedores de medicamentos, Santa Casa e muitos outros. Sabemos que é impossível em 10 meses de governo pagar toda esta dívida. Teríamos que ter uma sobra de R$ 450 mil por mês até o fim do ano para deixar o caixa em dia, mas infelizmente não temos sobra para isso. Nosso orçamento vem caindo a cada dia devido a diminuição de repasses federais e estaduais e também da redução de da movimentação financeira, decorrente da recessão, desemprego devido a crise nacional que atinge principalmente os municípios que implica na redução de impostos diretos (ICMS, ISS, FMP, IPI E IPTU)”, comenta.
Desafios imediatos
Pacheco destaca ainda está implantando uma filosofia de governo chamada por ele de ‘Gestão Responsável’.
“Isso implica em identificar todos os problemas e definir prioridades dentro do orçamento que efetivamente temos que gerir. Isto exigirá muitos cortes de despesas, revisão de contratos e adequação a uma nova realidade que é decorrente da grave crise pela qual passa o país e a maioria dos municípios”, diz.
Saúde é prioridade
A Prefeitura tem uma dívida aproximada de R$ 260 mil junto a fornecedores de medicamentos e precisa regularizar os pagamentos para que os distribuidores voltem a fornecer, já que se recusam a disponibilizá-los diante dos atrasos na quitação das faturas.
“No último dia 26, nos reunimos com os integrantes do Conselho Municipal de Saúde, presidido pela secretária de saúde Patrícia Queiroz onde discutimos em especial a necessidade de regularizar a distribuição de medicamentos distribuídos pela farmácia do Centro de Saúde. No início do mês eram 75 medicamentos em falta. O fornecimento de cerca de 15 itens foi restabelecido, porém, há falta e precisa ser reposta. E o fornecimento deve ser mantido. Me comprometi a atuar junto à secretaria municipal de finanças para priorizar esses pagamentos. Iremos renegociar a dívida e restabelecer a distribuição de remédios a população o quanto antes”, afirma.
Outro ponto, discutido na reunião foi a regularização dos pagamentos mensais realizados pela Prefeitura ao Pronto Socorro e médicos e clínicas prestadoras de serviços que continuam prestando atendimento e com repasses atrasados (de vários meses). Sobre esta demanda Dr. Pacheco manifestou predisposição em regularizar os repasses e evitar atrasos futuros. “Me inteirei já da situação e vamos solucionar o quanto antes este problema”, se compromete.
Solicitação de emendas
“Enviamos nos últimos dias dezenas de pedidos de emendas aos deputados e senadores que foram votados em Adamantina com a finalidade de aproveitar o prazo ainda disponível para indicação de emendas principalmente nas áreas de infraestutura (galeria e asfalto) e saúde (santa casa, combate ao mosquito aedes)”, destaca.
Realocação de secretarias
“Entre as prioridades estão os gastos com aluguéis destaca Pacheco. “Já estamos trabalhando para reduzir os gastos com aluguéis que hoje gira em torno de R$ 50 mil/mês. Estou visitando vários imóveis com o objetivo de encontrar um local adequado para realocar grande parte das secretarias. A meta é economizar pelo menos em 50% os gastos com alugueis”, afirma.
Novas diretorias
Sobre mudanças no primeiro escalão, Pacheco afirmou que algumas mudanças já ocorreram nesta primeira semana. “Transformamos algumas secretarias em diretorias, nomeamos novos diretores e reorganizamos algumas pastas com a indicação de novos nomes. Objetivo é sempre a redução de gastos. Gabinete, Esporte e Cultura se transformaram em diretorias”, informa o prefeito.
Pacheco informou que o produtor cultural Rafael Teixeira, assume a Diretoria de Cultura e Turismo, em substituição a Natália Bachi, que desligou-se do cargo semana passada. Pedro Peroza Milanezi continua no comando na pasta de Esportes, Lazer e Recreação, e passa a ser diretor (inclusive com diminuição de salário).
Outras mudanças já anunciada anteriormente pela administração foi a nomeação da advogada Claudia Bitencurte Campos para a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos que acumula a pasta de Gabinete. A ex-secretária Ninfa Adriana Garavazo Glasser Leme, que dirigia a pasta de Assuntos Jurídicos retornou ao cargo de Diretora Geral da Controladoria Municipal (controle interno).
Apoio as medidas
“Contamos com a compreensão de toda a população, apoio de todos os setores da sociedade incluindo, principalmente, a câmara dos vereadores e finalmente, que todos os servidores públicos, que são na verdade os agentes realizadores das ações e obras que a população necessita para que abracem todas as nossas medidas com. A meta é fazer Adamantina crescer”, finaliza Pacheco.