Considerada a estação mais charmosa do ano, o outono teve início à 1h30 deste domingo no Hemisfério Sul, trazendo temperaturas mais amenas e a diminuição do índice de chuva.
A tendência natural do outono é de diminuição das temperaturas e do volume de chuvas, justamente por se tratar da transição entre um verão quente e chuvoso no Sudeste brasileiro para um inverno seco e com clima mais ameno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais seco
As chuvas também sofrem significativa redução ao longo dos três meses de outono.
Com relação à saúde, um dos principais cuidados no outono – e também no inverno – é com a redução da umidade relativa do ar.
Devido à diminuição do índice de chuvas, a umidade do ar cai ao longo dos meses de outono, sobretudo no período da tarde, favorecendo a ocorrência de queimadas e agravando a poluição.
Frutas típicas
Entre as frutas típicas do outono, estão algumas bem conhecidas dos brasileiros, como a banana, o caqui, o coco e goiaba e o maracujá. Também há maior oferta de frutas cítricas como laranja e limão, e de outros como pera e maçã.
Equinócio de outono
Na madrugada deste domingo (1h30 pelo horário de Brasília) teve início o outono no Hemisfério Sul do planeta, e no mesmo horário começou a primavera no Hemisfério Norte.
Nesta data acontece o equinócio (de outono e primavera), que é quando os raios solares incidem de maneira igual nos dois hemisférios.
No início do verão e do inverno acontecem os solstícios. No Hemisfério Sul, o solstício de verão é em 21 de dezembro, data em que o sol teoricamente incide de forma mais direta, com dia longo e noite curta.
Já o solstício de inverno, em 21 de junho, ocorre o oposto: noite longa e dia mais curto, com a menor incidência de raios solares.