O 25º Batalhão de Polícia Militar comemorou na terça-feira (8), seus 37 anos de criação com uma solenidade cívico-militar denominada Encontro de Gerações. A data foi celebrada no Auditório do Comercial Ikeda, em Junqueirópolis, com a participação pública.
Houve a entrega de medalhas e homenagens aos Policiais Militares que se destacaram no cumprimento do dever no transcorrer do último ano.
Foram homenageados policiais militares de toda área do 25º Batalhão tendo em vista a passagem para a inatividade, depois de 30 anos de serviços prestados a Corporação, bem como as mulheres que se fizeram presentes na solenidade pelo Dia Internacional da Mulher.
Autoridades
O evento contou com a presença de autoridades locais, regionais e dos Comandantes das Unidades da região do CPI-8. Fizeram o uso da palavra ao final do evento o Comandante do CPI-8 Coronel PM Francisco Batista Leopoldo Júnior, mais alta autoridade militar do evento, o Comandante do 18º BPM/I, Tenente Coronel PM Sílvio César Silva de Almeida Saraiva, o Delegado Seccional de Adamantina Dr. Domingos Lazareti Neto e o Assistente Seccional Carlos Roberto Vasconcelos, bem como o Delegado Seccional de Dracena Dr. Nilton Santos Pascoal. .
Atuação em 22 municípios da Nova Alta Paulista
O 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior foi criado por força do Decreto nº 13.167, de 23 de janeiro de 1979, e oficialmente instalado em 08 de março de 1979, em Dracena.
Desde então, o Batalhão passou a responder pela segurança e tranquilidade públicas da região da Nova Alta Paulista, com abrangência de 22 municípios – de Osvaldo Cruz a Panorama – onde estão instaladas as quatro Companhias Operacionais de policiamento, sediadas respectivamente em Dracena, Adamantina, Osvaldo Cruz e Tupi Paulista e por meio das quais o Batalhão gerencia o radiopatrulhamento urbano e rural, o Policiamento Escolar, o Policiamento Integrado, o Policiamento Comunitário, as Rondas com Apoio de Motocicletas e Força Tática, incluindo o Policiamento com Cães.
Desenvolve ainda programas sociais de grande relevância como:
PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência): que atende crianças e adolescentes das redes públicas e privadas do Ensino Fundamental.
Projeto Renascer: desenvolvido na cidade de Salmourão, visando desenvolver o civismo e a consciência ambiental além de treinamentos de futebol.
Escolinha de Ciclismo Mirim Califórnia: desenvolvida na cidade de Osvaldo Cruz, em parceria com o Rotary Clube Califórnia, onde são desenvolvidas palestras de conscientização sobre o trânsito e cujo caráter educacional visa a formação do futuro motorista e usuário das vias públicas.