Beth Meirelles revela ter vontade de concorrer novamente a Prefeitura em 2016

Uma das mulheres mais importantes da política adamantinense, professora Beth concede entrevista ao GI Notícias e faz uma análise da política local

Beth Meirelles é líder do PV em Adamantina. (Foto: João Vinícius/Grupo Impacto)

A atual situação da Administração Municipal e política de Adamantina é um dos pontos abordados pela ex-vice-prefeita Elisabeth Gomes Meirelles (PV) em entrevista ao IMPACTO.

Beth é atual presidente do diretório local do Partido Verde e foi por duas vezes vice-prefeita durante a administração Kiko Micheloni.

A professora afirma que a compra de votos ainda impera no meio político o que impede posteriormente uma boa gestão. Além disso, rebate críticas sobre a atuação dos dois deputados da região, eleitos pelo PV. “Ao contrario das avaliações superficiais e maldosas de alguns, nossos deputados, por meio de ações parlamentares e atitudes políticas coerentes, conseguem avanços para a nossa região”, dispara.  Confira a entrevista:

ENTREVISTA-07

Você sempre apoiou as campanhas para eleger deputados do PV.  Será que os dois deputados [estadual e federal] da região, eleitos pelo PV, estão fazendo jus aos votos que receberam na Alta Paulista? Caso afirmativo, quais os trabalhos que desenvolvem na região?

Beth Meirelles: Estão fazendo jus sim, sem sombra de dúvida. Ao contrario das avaliações superficiais e maldosas de alguns, esses dois deputados, Reinaldo Alguz e Evandro Gussi, por meio de ações parlamentares e atitudes políticas coerentes, conseguem avanços para a nossa região. Haverá sempre a oposição dizendo o contrario, pois a política de hoje só procura conflitos. Só não enxerga avanços quem não quer ver. Vamos alguns trabalhos amplamente realizados e divulgados, nesses três últimos anos. Recuperação da rodovia SP-294 foi feita adequação dos trevos da FAI, trevo de Florida Paulista, alargamento dos viadutos, tudo visando maior segurança para os motoristas. Na saúde: apoio as Santas Casas da região, reforma de ambulatórios, aquisição e instalação de elevador em Adamantina. Na área de assistência social: verbas destinada para veículos, verbas para reforma do salão de festa  e recreação do asilo de idosos, cobertura de quadras de instituições sociais. Isso nestes três últimos anos não só em Adamantina, mas na região. Isso tudo conseguido em tempos de crise. Nos anos anteriores mais de 2 milhões em verbas parlamentares foram destinadas efetivamente só para Adamantina pelo deputado  Reinaldo Alguz. Temos a dizer que a força de representação política esse ano aumentara, pois, o Deputado Federal Evandro Gussi, que a oposição diz não ter feito nada, a partir desse ano destinará verbas, pois só agora terá direito as mesmas. Aguardemos mais umas semanas.

Nas eleições de 2012, você foi candidata a prefeita e obteve 1.719 votos (8,49%). Acredita que os eleitores adamantinenses estão  preparados para eleger uma mulher como chefe do Executivo?  Existe algum tipo de preconceito?

Beth Meirelles: Fui candidata, me sentia preparada com disposição em trabalhar em prol do bem comum. Não acredito que foi preconceito o que não permitiu a eleição, foi o que ainda impera em nosso meio: a compra de votos. A força do dinheiro injetado nas campanhas, os compromissos assumidos com loteamento de cargos impedem depois de se fazer um bom governo com escolhas de secretários capacitados e de confiança que componham uma equipe coesa e eficiente.

No Legislativo, apenas duas mulheres conquistaram espaço. A que se deve isso?

Beth Meirelles: Ao numero pequeno de mulheres que se interessam pela causa pública.

Você sempre foi uma mulher ligada a política de uma forma ou outra. Como avalia os últimos acontecimentos envolvendo o nome do ex-prefeito Ivo Santos e o ex-secretário Neivaldo?

Beth Meirelles: Somos nós que escolhemos nossos representantes, somos nós os responsáveis pelos acertos e desvios que eles venham a cometer. E certo que temos memória fraca. Todo ano elegemos quem mais barulho faz, quem pode fazer campanhas dispendiosas com brindes, churrascos (tudo semi-escondido).  Elegemos os que em troca de apoio a sua campanha faça leilão de secretárias, diretorias, etc… E ai dá no que dá.

Com analisa a postura dos vereadores cassando o ex-prefeito Ivo Santos?

Beth Meirelles: Fizeram o que deveriam ter feito.
Qual análise você faz da situação atual da política adamantinense?

Beth Meirelles: Complicada, mas acredito que agora está em boas mãos. Necessitaríamos estarmos mais unidos para amenizar um pouco o caos instalado, estávamos desgovernados. Unidos acima de siglas, partidos, o tão propagado “juntos por Adamantina”.

Você aceitou a direção da secretaria Municipal de Educação a convite do Dr.Pacheco. Existe, possibilidade do PV se aliar ao PSDB nas próximas eleições?

Beth Meirelles: Aceitei o convite do Dr. Pacheco, num momento crucial para a Educação, fechamento do ano escolar, início do ano letivo. Tenho compromisso e paixão pela educação. Fiz o que podia nos dias que assumi, tentei tomar pé da situação, infelizmente o tempo foi pouco. Quanto à aliança acho pouco provável.

Como o PV tem se articulado para as eleições 2016?

Beth Meirelles: O PV tem se dedicado ao fortalecimento do partido, conversado com seus filiados, vendo quem tem aspiração política e filiado simpatizantes. As reuniões com os aspirantes à cargo político tem sido uma constante onde procuramos conhecer o momento político pelo qual passa nosso Pais e nossa cidade.

O PV sempre esteve no protagonismo da política adamantinense. Acredita que o papel que desempenhou nestes três últimos anos contribuiu para o crescimento/desenvolvimento da cidade?

Beth Meirelles: Sim muito. Infelizmente para muitos ser protagonista é criar conflitos, fazer indicações de ações que nunca se concretizam, fazer barulho. Para nós é trabalhar para que a qualidade de vida do cidadão em especial dos mais necessitados melhore, muito breve talvez duas semanas, teremos boas novidades.  Mas enquanto isso gostaria de lembrar emendas que já chegaram nesses últimos anos à Santa Casa, asilo, instituições de apoio a criança (Lar Cristão). Melhorias na SP-294,auxílio ao lar dos idosos. Em época de crise no Governo tenho certeza que trabalhamos  bem.

Diversos nomes foram lançados pelos grupos políticos locais para eleição deste ano, mas ainda nada em definitivo. Qual a possibilidade de Beth Meirelles ser candidata a prefeita de Adamantina?

Beth Meirelles: Vejo todos os grupos falando em possíveis candidatos, o momento requer atenção e responsabilidade Não é se lançar por lançar. Ouço inconseqüentes dizer qualquer um que entrar o pouco que fizer vai aparecer. Quem tem essa mentalidade eu abomino. Vejo a política após a religião como a mais importante vocação do ser humano, pois ao trabalhar para comunidade devemos proporcionar a ele condições de ter um atendimento digno na saúde, na educação, na moradia, etc. E isso hoje mais do que nunca está difícil, a situação do País dificulta atendermos essas áreas com prioridade e atenção que merece. Discurso é fácil. Mas uma pessoa morrer por um atendimento mal feito, falta de vagas na UTI, uma pessoa não ter condições de se alfabetizar por ações inconseqüentes na educação, morar precariamente por não concretizar ações que demandam perseverança esforço. Um governante não pode ter estreiteza de espírito. Gostaria muito de tentar hoje novamente esse desafio, mas pelo discorrido acima, não sei se estaria preparada no momento. Entretanto temos nomes que estamos estudando.

Elisabeth Gomes Meirelles (PV), afirma que firma que a compra de votos ainda impera no meio político o que impede posteriormente uma boa gestão. (Foto: João Vinícus/ Grupo Impacto)
Elisabeth Gomes Meirelles (PV), afirma que firma que a compra de votos ainda impera no meio político o que impede posteriormente uma boa gestão. (Foto: João Vinícus/ Grupo Impacto)

SITE-BARRA-EXCLUSIVO-07

 

Qual o perfil ideal para o próximo prefeito?

Beth Meirelles: Por tudo dito acima, completo que a principal qualidade de um prefeito e a honestidade e mais, esse cidadão tem que saber administrar a sua vida pessoal, estar rodeados por pessoas do bem, pois se for mal assessorado, com secretários desonestos estará fadado ao fracasso. Tem que conhecer a legislação vigente que esta mais ampla e exigente, ser sensível aos clamores da comunidade, não estar acima da população mas junto. Ser democrático

Para as eleições municipais deste ano, o PV pretende fortalecer sua bandeira de lutar e defender o meio ambiente?

Beth Meirelles: Sempre estaremos trabalhando em prol do fortalecimento do partido e sua bandeira que não é só nossa, mas de todos.

Em qual contexto acredita que o próximo prefeito irá assumir a prefeitura de Adamantina?

Beth Meirelles: O contexto será caótico, bem como o de todo País o prefeito deverá ser um administrador com desempenho profissional de excelência, empreendedor e não ter visão tacanha.

Qual a análise que faz destas duas semanas da gestão Dr. Pacheco?

Beth Meirelles: Mostra boa vontade, entusiasmo, tem tido ações assertivas. Acredito que conseguirá levar a bom termo esse final de mandato.

Considerações finais

Beth Meirelles: Por tudo isso, pela situação que chegamos, creio que não devemos deixar nossas paixões nos moverem. Na política não tratamos de times de futebol. Tratamos de vidas e a maneira  como nos organizaremos para o bem comum. “Não sou de Paulo, nem de Apolo”, somos cidadãos  Adamantinenses cada um de nós receberá a recompensa segundo o nosso trabalho e escolhas.

FONTEROGÉRIO PIRES / Grupo Impacto
Conteúdo anterior‘Culto Rosa’ e exposição de orquídeas acontecem neste sábado
Próximo conteúdoPsicologia discute saúde mental e trabalho em palestra desta sexta