A Associação das Instituições Municipais de São Paulo (AIMES-SP) realiza entre 30 de março e 1º de abril o V Encontro Educacional da AIMES-SP, sediado no câmpus da Universidade de Taubaté (Unitau) em Ubatuba, no litoral norte paulista.
O diretor geral das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), Prof. Dr. Márcio Cardim, que também é secretário geral da Associação e membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), e o vice-diretor, Prof. Dr. Wendel Cleber Soares, participam do evento, que tem periodicidade semestral.
“Nesses encontros é discutida toda Educação do Ensino Superior do estado de São Paulo e do Brasil. Já estivemos, por várias vezes, reivindicando junto ao MEC [Ministério da Educação], para que nos editais públicos as Instituições Municipais fossem lembradas e hoje a grande maioria dos editais do MEC já privilegiam as IMES”, relatou Cardim.
Cerca de 24 das 33 IMES paulistas devem participar do encontro para debater, inclusive, pautas de reivindicações. “Tivemos também, recentemente, uma luta relativa ao FIES [Fundo de Financiamento Estudantil] principalmente para os cursos de Medicina dessas Instituições Municipais. Estivemos em Brasília, junto à SESu, que é a Secretaria de Ensino Superior do MEC, reivindicando um aporte de vagas maior no FIES. Tivemos resultado já neste ano”, contou o diretor geral da FAI.
O I Encontro Educacional da AIMES-SP foi realizado em agosto de 2014 na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já a segunda edição do evento ocorreu em dezembro do mesmo ano no Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF). A FAI sediou o terceiro encontro e o quarto foi realizado nas dependências do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE), em São João da Boa Vista.