A parceria das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), Rede de Combate ao Câncer, Lions Clube e Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina possibilitou a realização de 80 atendimentos na Carreta de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, que esteve estacionada em frente ao Câmpus III na quarta-feira (6). Os atendimentos ocorraram mediante triagem prévia na Rede de Combate ao Câncer.
Balanço
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A unidade móvel realizou o rastreamento do câncer de colo de útero em 36 mulheres, 29 atendimentos para prevenção do câncer de próstata, e 14 pessoas receberam atendimento preventivo do câncer de pele, sendo que sete delas foram encaminhadas ao Hospital de Câncer de Barretos e em três foram realizadas microcirurgias.Já a secretaria de saúde do município realizou 22 testes rápidos para sífilis, hepatite B e C.
“Os atendimentos realizados em Adamantina cumpriram mais de 80% das vagas disponibilizadas e triadas, correspondendo à expectativa. Agradecemos pela ampla divulgação e parceira com a equipe que representa o Hospital de Câncer de Barretos”, ressalta a enfermeira da Carreta, Creuza de Moraes Saure.
Parceria
Iniciada pelo coordenador do Hospital de Câncer Barretos de Adamantina, fisioterapeuta e docente da FAI, Matheus Parra, que solicitou à direção essa parceria, a ação é importante, pois “agregou setores a fazer um bem comum para o município”.
Os alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina da FAI atuaram no auxílio aos exames, sob supervisão das professoras Claudia Maria Garcia Lopes Molina, Marília Sornas Franco Egéa, Marisa Cardim e dos docentes Matheus Parra e Valdecir Guimarães.
“Isso é muito proveitoso, no ponto de vista acadêmico, para os alunos da área de Saúde da FAI porque propicia a eles um aprendizado e isso contribui com que eles recebam uma boa formação, que passa pelas salas de aula, pelos laboratórios e essas ações sociais colocam o aluno frente à realidade. Já para a comunidade, é muito importante estar fazendo essa prevenção”, destacou o diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim.
Gratidão
Para os pacientes atendidos, a iniciativa ajuda na qualidade de vida. “A gente mora numa região muito distante de uma clínica com atendimento especializado e esse tipo de ação é muito bom para que possamos fazer a prevenção de forma rápida. Isso é muito importante. Tomara que volte mais vezes”, disse Carlos Roberto de Souza, que foi ao atendimento da Carreta de Prevenção ao Câncer acompanhado da sogra, Aparecida Alvete Zorge.