Gabriel dos Santos Frazon, de 19 anos, é aluno sargento músico na Escola de Sargentos de Logística no Rio de Janeiro. No mês de novembro se formará 3º Sargento do Exército Brasileiro.
O jovem foi aluno da E.E. Fleurides Cavallini Menechino e integrante da Banda Marcial de Adamantina (BAMAD) por dois anos, despertando o interesse pela carreira militar por sua habilidade musical.
“A experiência tem sido muito enriquecedora, principalmente no que se refere ao aprendizado militar. Apesar de ter alcançado este objetivo voltado a me tornar sargento músico, o objetivo maior é ser aprovado na Academia Militar das Agulhas negras”, destaca Gabriel.
Ingresso no Exército Brasileiro
O militar de carreira (oficial ou sargento) é aquele que ingressa no Exército mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, de acordo com a sua faixa etária e escolaridade, para uma das seguintes Escolas de Formação: Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Instituto Militar de Engenharia, A Escola de Formação Complementar do Exército e a Escola de Sargentos das Armas, composta pela Escola de Sargentos das Armas, Escola de Sargentos de Logística e Centro de Aviação do Exército.
As mulheres estão isentas do serviço militar obrigatório, na forma prevista pela Constituição. No entanto, podem servir, voluntariamente, como militares de carreira ou temporárias.