22.9 C
Adamantina
domingo, 27 abril, 2025

Aulas de informática integram ProEduc-FAI e já atendem 60 inscritos

Objetivo é fornecer conhecimento básico para a utilização de computadores em aulas e tarefas escolares, entretenimento e pesquisas

Além de atividades esportivas, aulas de informática com professores especializados e em laboratórios muito bem equipados agora também fazem parte da rotina das crianças e adolescentes atendidos pelo Programa de Educação Pró-Ativa das Faculdades Adamantinenses Integradas (ProEduc-FAI) “Suricates”, desenvolvido no Câmpus IV (área da ACREA).

Às terças e quintas o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) contribui com o ProEduc-FAI por meio de aulas de microinformática. “O principal objetivo é o de fornecer às crianças e adolescentes o conhecimento básico necessário em microinformática para que possam utilizar microcomputadores em suas aulas e tarefas escolares, entretenimento e pesquisas”, justificou o coordenador do curso de TADS, Prof. Me. André Mendes Garcia, ao informar que as aulas têm sido ministradas pelos universitários Luiz Henrique Cardoso Pinto e Gabriel Cardoso dos Reis, do 5º termo do curso.

- Publicidade -

Segundo Garcia, a intenção das primeiras aulas foi identificar o nível de conhecimento em informática dos cerca de 60 alunos desse projeto específico para, depois, iniciar o conteúdo programático, que inclui a utilização do Sistema Operacional Windows (Paint, Windows Explorer e Navegação na Internet), editor de texto Word, editor de planilha eletrônica Excel e PowerPoint.

Em parceria com o curso de Ciências Econômicas, o curso de TADS também pretende oferecer aulas para os pais das crianças e adolescentes em horário noturno e/ou aos finais de semana. “Neste caso, as aulas vão além do ensino da informática. O objetivo é fornecer orientações de economia familiar utilizando ferramentas computacionais”, completou o coordenador do curso.

Para o diretor geral da FAI e membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), Prof. Dr. Márcio Cardim, todos os projetos que integram o ProEduc-FAI “Suricates” têm o compromisso de investir no futuro da sociedade local e trazem perspectivas de mudança de vida para seus participantes. “O ProEduc-FAI, que já conta com aproximadamente 200 alunos, tem sido uma surpresa para todos nós porque o relato dos pais afirma que esse programa tem mudado o comportamento de seus filhos inclusive na escola. Eles [pais] dizem que os filhos ganharam mais responsabilidade, passaram a se interessar mais pelos estudos e é isso que realmente o projeto buscava”, comemorou.

Publicidade