Cerca de 40 mil pessoas devem passar por Santo Expedito nesta terça-feira (19), dia do padroeiro e aniversário de 58 anos do município. A programação da festa conta com missas, romaria e shows, e a participação é aberta ao público, conforme informou o pároco Umberto Laércio Bastos de Souza, responsável pela celebração.
Nesta terça-feira (19), dia do santo, conhecido por ser o padroeiro das causas urgentes, as celebrações começam às 9h30, com a abertura da “Porta Santa”, com o bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos, no local da construção do santuário.
Às 10h, tem missa campal em ação de graças pelo aniversário de 58 anos do município. Na sequência, às 11h50, está marcada a chegada da cavalgada da 19ª Romaria de Cavaleiros de Santo Expedito.
No período da tarde, às 14h, tem show com o cantor Osmar Veronezi. Às 15h, tem missa campal em louvor a Santo Expedito. Por fim, às 17h30, tem show com o cantor Moacyr Franco.
A programação ainda se estende por outros dias. Na quinta-feira (21), feriado de Tiradentes, tem missa às 10h e às 15h. No dia 30 de abril, às 19h30, tem missa seguida de quermesse e leilão de gado. No dia 1º de maio, às 10h, está marcada a Santa Missa do Romeiro, com quermesse. Às 11h30, tem Roda de Viola, com almoço. Depois, às 13h, tem início o leilão de gado. Por fim, às 18h, ocorre o sorteio de dois carros, um aparelho de ar-condicionado, um tablet e uma bicicleta.
Durante todos os dias da festa, o padre estima que devem passar pela cidade aproximadamente 50 mil pessoas, vindas da região de Presidente Prudente e de outros Estados do Brasil. “É tudo de graça. Neste ano, temos a ‘Porta Santa’, em comemoração ao ano da misericórdia, aberta pelo Papa Francisco”, salientou.
Ele enfatizou ainda que o evento é importante para divulgar Santo Expedito e evangelizar as pessoas por meio das missas. “Indiretamente, também divulgamos a cidade com a festa e o município cresce. Todos ganham com isso, a igreja, os comerciantes e temos uma possibilidade de crescimento do turismo católico na região”, pontuou Umberto.
O padre explicou também que os recursos arrecadados serão utilizados para a construção do santuário. “Está dentro do cronograma e temos mais de 50% das obras concluídas”, finalizou.