sexta-feira, 29 março, 2024

Prazo para regularizar situação eleitoral termina nesta quarta (4)

Termina nesta quarta-feira (4) em todo o Brasil o prazo para quem precisa regularizar sua situação com a justiça eleitoral a tempo para as eleições do final do ano.

LEIATAMBÉM

Os documentos que é necessário levar são carteira de identidade, comprovante de residência e certidão de dispensa do serviço militar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



As pessoas que querem atualizar sua situação eleitoral em questões menos importantes (que não têm prazo definido) deve evitar comparecer aos cartórios eleitorais nesta quarta, pois não terão prioridade de atendimento.

Veja quem deve e quem não deve visitar um dos 425 cartórios do estado de São Paulo:

PRECISA visitar o cartório eleitoral:

  • Quem precisa tirar o título pela primeira vez (mais de 18 anos obrigatório; de 16 a 18 anos, opcional);
  • Quem tem que transferir seu local de votação;
  • Quem está com o título de eleitor cancelado (deixou de votar em três turnos seguidos).

Consulte AQUI no site do TSE a sua situação eleitoral.

NÃO PRECISA visitar os cartórios nos próximos dias. Melhor esperar para depois de 4 de maio (ou após as eleições em alguns casos):

  • Quem apenas quer fazer o cadastramento da biometria (ainda não é obrigatório no estado de São Paulo, a não ser em 15 cidades; veja mais abaixo);
  • Quem faltou em apenas um ou dois turnos e ainda não teve o título cancelado, mas precisa apenas pagar multa;
  • Quem quer tirar a segunda via do título eleitoral. Não é necessário mais fazê-lo. É exigido apenas no momento da votação o próprio documento de identidade com foto. O número do título de eleitor também pode ser consultado aqui.

Biometria

Dos 32 milhões de eleitores paulistas, mais de 5 milhões já estão cadastrados. Foram implantados aparelhos biométricos em todos os cartórios eleitorais. Assim, quem foi tirar o título pela primeira vez ou resolver outra pendência, já teve a digital cadastrada. Quando uma determinada cidade alcança 60% de cadastramento, aí torna a biometria obrigatória.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução