Depois de cerca de três meses sem realizar atendimentos, o PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) do Sebrae volta a funcionar em Adamantina.
Inaugurado em 2008, o PAE está instalado no prédio da ACE (Associação Comercial e Empresarial), e tem a missão de dar todo o suporte para quem precisa dos serviços do SEBRAE, tornando mais fácil o acesso dos empresários e microempreendedores no planejamento para quem quer iniciar seu negócio até quem já tem sua empresa consolidada e precisa competir no mercado, para aumentar sua produção e seu faturamento, buscando novos clientes, principalmente em um período de dificuldades como o atual.
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Crise financeira
A situação que culminou na paralisação parcial dos atendimentos no PAE, aconteceu devido ao atraso no repasse mensal no valor de R$ 5 mil que a Prefeitura deveria repassar a ACE, o que não ocorreu por 4 meses.
Durante este período, os vencimentos e encargos dos funcionários do posto, e outras despesas foram bancados exclusivamente pelos recursos da ACE, criando assim dificuldades para a instituição manter sozinha o serviço.
A saída então foi buscar alternativas que pudesse ser ideal, tanto para a ACE, quanto para a Prefeitura. O retorno do serviço só foi possível devido ao empenho da diretoria da ACE, através da presidente Lucielene Panoli que conseguiu manter a parceria entre a ACE, Prefeitura de Adamantina e FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas).
Parceria
Depois de várias reuniões com representantes do Sebrae e Administração Municipal a ACE encontrou alternativa para a manutenção do PAE.
A presidente da ACE explica que os repasses que Prefeitura devia foram pagos. “Tivemos que desligar as duas funcionárias e recomeçar, agora, de maneira mais enxuta, com uma agente e uma estagiária”, enfatiza.
Segundo Lucilene foi firmada uma nova parceria. “Acordamos o seguinte: a ACE será responsável pelo salário da funcionária, a Prefeitura disponibilizará um estagiário para ajudar no atendimento e a FAI continuará fornecendo suas instalações para a realização de atividades mais amplas, como palestras, cursos e outras.“Adamantina é uma cidade empreendedora, que depende do comércio, e o fechamento deste posto seria uma perda grande para todos nós.
O PAE é uma grande conquista não apenas para os empresários, mas para toda a população que depende de informações e apoio para iniciar seus negócios. Jamais poderíamos deixar que o posto fosse fechado devido à falta de recursos financeiros”, destaca a presidente da ACE.
Nova equipe
Os atendimentos do PAE retornaram em 18 de abril. A responsável pelo posto é agente Elizabete Lima de Araújo que conta com o auxílio da estudante de administração da FAI, Tamara Azevedo Veronezi.
“O PAE retorna à todo vapor. Os serviços prestados pelo posto envolvem consultorias individual e coletiva, cursos, palestras e oficinas. Interessados em iniciar um negócio ou receber informações e orientações para ampliar o empreendimento, desenvolver o potencial empreendedor, receber informações mercadológicas, estratégicas e orientação empresarial devem procurar atendimento. Estamos à disposição”, destaca a agente.
Serviço
O PAE funciona alameda Fernão Dias, 396 – no centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone (18) 3521-1831 ou pelo e-mail: [email protected]
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