Os alunos do último ano de Engenharia Civil das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) Felipe Spósito, Marcelo Bortoletto e Rodrigo Garozzi se reuniram na biblioteca da FAI com o pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), polo regional Alta Paulista, Denilson Burkert na última quarta-feira (27).
O objetivo do encontro foi traçar um programa de necessidades para o laboratório de aquicultura da APTA que tem sua sede em Adamantina. As pesquisas científicas desenvolvidas na unidade giram em torno de aspectos que influenciam na criação de peixes em cativeiro, tais como: nutrição, reprodução e avaliação de parâmetros de qualidade de água.
Os alunos da Engenharia Civil auxiliaram na elaboração de propostas de plantas da rede elétrica, hidráulica, alvenarias, pisos, bem como na elaboração de memorial descritivo, orçamento detalhado e de cronograma físico-financeiro de futuras reformas. Todo o processo foi orientado pelo professor Roberto Ito do curso de engenharia civil da FAI.
O trabalho desenvolvido buscou cooperar com o planejamento da expansão do laboratório de forma a contribuir para a obtenção de recursos que possam atender as necessidades das pesquisas que serão propostas. O planejamento visa colaborar com a agregação de valor intelectual à região, que é busca incessante tanto da FAI como da APTA.
“A sinergia entre instituições, alunos, professores, e principalmente entre os conhecimentos técnicos dos diversos cursos dentro de uma academia acaba por contribuir para a promoção do desenvolvimento de todos, e consequentemente da nossa região. O papel da FAI é fundamental no processo de reunião de cabeças pensantes neste conceito multidisciplinar”, diz o pesquisador Denilson.