A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública confirmou nesta segunda-feira (16) o primeiro caso de gripe H1N1 registrado neste ano, em Dracena. A doença vitimou uma mulher, de 72 anos, que chegou a ficar internada, mas já está em casa e passa bem.
“Estamos acompanhando o caso e a situação está sob controle, mas a população não deve se descuidar”, afirmou o secretário municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena, Nelson Antônio Bortolatto.
De acordo com a secretaria, a cidade ainda tem 20 casos suspeitos de H1N1 e todos os pacientes passam bem.
A secretaria tem orientado a população sobre os principais sintomas da gripe H1N1 e os cuidados para se evitar o contágio pelo vírus. Também tem enviado ofícios às igrejas com orientações a serem repassadas para a comunidade.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza ainda está em andamento.
Os principais sintomas da gripe H1N1 são: febre acompanhada de tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. As pessoas que apresentarem tais sintomas devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de suas residências.
A orientação é para adotar medidas simples, como higienizar as mãos com água e sabão frequentemente, não compartilhar materiais de uso pessoal (copos e talheres), evitar passar as mãos no rosto, no nariz, nos olhos e na boca, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel quando espirrar ou tossir e evitar o contato direto com as pessoas com sintomas da gripe.
Bortolatto salientou que a coleta do exame que comprovou o primeiro caso da doença na cidade foi feita no dia 29 de março, mas o resultado só saiu nesta segunda-feira (16).