Falta de conscientização e cidadania. Somente no ano passado, 1.910 notificações e mais de 40 proprietários multados por irregularidades em terrenos baldios em Adamantina.
A quantidade de notificações, mais de cinco por dia, mostra que terrenos vazios são um problema em muitos bairros da cidade. Somente quem vive ao lado de locais assim sabe como é conviver com o perigo diário de ser picado por escorpiões ou pelo Aedes aegypti, que transmite Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Além da sujeira e muitas vezes, estes locais se tornam depósito de lixo.
Está no Código de Postura, Obras e Atividades Gerais que os proprietários devem manter a limpeza dos terrenos, sendo passivo de multa a sua não realização. Mesmo com a fiscalização e penalidade, a falta de consciência e respeito dos proprietários são os principais problemas, pois, além da má aparência, ocasionam doenças e proliferação de insetos.
Nos últimos anos, Adamantina viveu um “boom imobiliário”, onde muitos adquiriram terrenos, mas não mantêm a conservação em dia.
A Prefeitura tem que fazer sua parte, intensificando a fiscalização, mas somente com conscientização este problema será resolvido.
Os donos de espaços ainda não construídos devem ser penalizados de forma mais dura. Só assim, terão consciência deste problema que afeta toda comunidade.