Neste ano serão realizadas eleições municipais para a escolha dos representantes do Executivo e do Legislativo. Para contribuir com o processo eleitoral o Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina e região) elaborou uma pauta de reivindicações que será entregue aos pré-candidatos a prefeito de Adamantina, apontando medidas importantes para o desenvolvimento econômico do município. A entidade de classe deve ouvir todos os pré-candidatos para que as propostas possam ser inseridas no plano de governo.
“O setor do comércio varejista é um dos maiores geradores de emprego e tributos para o município, além de ser a ‘menina dos olhos’ de qualquer cidade e vitrine que atrai consumidores da região. Os empresários vêm fazendo a parte deles, investimento no próprio negócio, melhorando as fachadas e diversificando mercadorias, etc. Por outro lado, se faz necessário que o poder público também faça a parte dele, investindo em ações de melhoria e obras que visem beneficiar o comércio varejista e consequentemente a cidade”, argumenta Sérgio Vanderlei presidente do Sincomercio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pauta
Ainda de acordo com Sérgio Vanderlei, a entidade decidiu elaborar uma pauta de reivindicações com pontos essenciais para o progresso de Adamantina. “São pontos que avaliamos como essenciais e contempla temas considerados de grande relevância para o crescimento e desenvolvimento econômico de Adamantina. Nesta sexta-feira (24), a diretoria da entidade entregará uma cópia do documento ao pré-candidato Márcio Cardim (DEM).
“Como até o momento, o único pré-candidato que se apresentou oficialmente é o professor Márcio Cardim (DEM), foi o primeiro convidado a ouvir nossas propostas. Ao longo das semanas, até as convenções partidárias, quando surgirem novos nomes, também faremos o convite e entrega das propostas”, declara Vanderlei. O presidente ainda ressalta que o momento é ideal para a entrega das propostas. “Decidimos nos antecipar porque sabemos que os pré-candidatos estão elaborando o plano de governo. Nossa intenção é que eles estudem as reivindicações do comércio e as insiram em suas propostas de campanha”, avalia.
Propostas para o desenvolvimento do comércio adamantinense
Revitalização do comércio
Segurança, boa iluminação e melhoria das condições das calçadas, por exemplo, tendem a atrair mais consumidores e investimentos. Podem-se estimular as PPPs (Parcerias Público Privadas) para execução dessas ações, como por exemplo, a revitalização dos canteiros da cidade.
Capital regional
Incentivar e divulgar amplamente o título de ‘Capital Regional da Educação’, a fim de criar “orgulho” entre a população e atrair novos investimentos no setor, consequentemente contribuindo para o consumo no comércio local.
Conselho
Criação ou reativação do Conselho da Indústria e do Comércio, visando traçar ações e medidas em favor do setor.
Ouvidoria municipal
Criação da Ouvidoria Municipal para melhor atendimento das reclamações e anseios da população.
Incentivos
Promover incentivos fiscais para vinda de novas empresas. Promover estudos para a busca dessas empresas em outras localidades. Além de promover a criação de empresas públicas, como exemplo uma indústria asfáltica.
Trânsito
As recentes mudanças no trânsito de Adamantina ainda geram muitas reclamações, principalmente de comerciantes. Algumas ruas ficaram intransitáveis em horários de pico, prejudicando o comércio. Há necessidade de um estudo por profissional da área.
Feiras itinerantes
Não apenas criar leis, mas garantir fiscalização efetiva contra o comércio ilegal, que não gera empregos e reduz a arrecadação tributária do município, afetando assim a execução de políticas públicas.
Programa de compras
Criação do Programa de Compras Governamentais para a realização de processos licitatórios exclusivos às micro e pequenas empresas cuja contratação não ultrapasse R$ 80 mil.
Criação do cartão educação
Trata-se da disponibilização de crédito para alunos da rede pública municipal, visando à compra exclusiva de material escolar (em um período pré-fixado) nas papelarias cadastradas no Sincomercio.
Desburocratização, eficiência e redução dos gastos públicos
Adotar a informatização de documentos como forma de agilizar os procedimentos e reduzir custos. Um exemplo é a expedição de CNDs, on line, sem custo.
Lei geral das micro e pequenas empresas
Adamantina possui a Lei das Micro e Pequenas Empresas. Para dar continuidade ao programa se faz necessário a implantação da ‘Sala do Empreendedor’, local que cumprirá o papel de facilitar a abertura e fechamento de empresas, orientar o cidadão de como conduzir empreendimentos e ser um centro de informações para ajudar a prefeitura a implantar políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas.
Desenvolvimento do turismo regional
O turismo tem se apresentado como alternativa para dinamizar a economia local, o que torna interessante a união de municípios próximos, a fim de se fortalecerem, reunindo potenciais para criar regiões turísticas mais atrativas e com melhor capacidade e infraestrutura para receber visitantes.
Marketing
Criar ações de marketing para divulgação do município e seu comércio em todo o Brasil através de folders, redes sociais e outros, a fim de atrair visitantes, consumidores e investidores.
Cultura
Criar e divulgar amplamente um calendário cultural com o objetivo de incentivar o comércio. Inserir o comércio, por exemplo, em eventos tradicionais, como a Expo Verde.
Esporte
Pleitear a realização pela primeira vez de uma edição dos Jogos Regionais. Investir na realização de outros eventos, como Jogos da Juventude, Jori (Jogos Regionais do Idoso) e outros, afim de incentivar o consumo no comércio local.
Permanente parceria com o Sincomercio
Através do Sincomercio, o chamado Sistema S (Sebrae, Sesc e Senac) pode frequentemente desenvolver ações culturais, esportivas e empresariais de sucesso.