A primeira cidade do Estado de São Paulo a receber a Tocha Olímpica dos Jogos Rio-2016 será Presidente Prudente, nesta segunda-feira (27).
Em nota da Secom (Secretaria de Comunicação) de Prudente, o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB) comemora a confirmação do trajeto. A expectativa é de que seja um evento histórico, uma grande festa com participação maciça da população”, argumenta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Motoristas prudentinos ou que estejam passando por Presidente Prudente nesta segunda-feira (27) devem estar atentos ao trânsito. Isto porque, a partir das 17h, alguns trechos serão interditados gradativamente devido à passagem da tocha olímpica pela cidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) alerta que, durante todo o dia, nenhum veículo poderá ficar estacionado no trajeto.
Conforme o responsável pela Semav, Ayrton Carlos Dias, o andamento da condução da tocha olímpica em Presidente Prudente terá a duração aproximada de 2h. No auxílio do trânsito, haverá a presença de 200 voluntários, além do apoio das polícias Civil e Militar, bem como agentes da própria Semav.
O trânsito será interrompido em alguns períodos a partir das 17h, horário previsto para o início da condução da tocha olímpica, mas há um fator “importante” ao qual os motoristas devem ficar atentos durante toda a segunda-feira (27). “Durante todo o dia, o estacionamento do percurso estará proibido. Isto é uma determinação do Comitê Olímpico Brasileiro, o COB, e da Força Nacional”, alertou Dias.
Com a aproximação do horário inicial da condução, o secretário da Semav orienta a população a evitar transitar pelas vias do percurso e a procurar rotas alternativas. “Sabemos que haverá um dano no trânsito, mas tentaremos minimizar a interdição ao máximo”, afirmou.
Serão 91 interdições ao longo do trajeto, no total.
Trajeto
O trajeto da tocha olímpica tem início no Cristo Redentor, localizado na Avenida Manoel Goulart, e, subindo no sentido bairro-Centro, entrará à esquerda na Avenida Coronel José Soares Marcondes até chegar à Catedral de São Sebastião. Deste ponto, a tocha, seus condutores e a Força Nacional entram no Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei até chegar à Avenida Brasil. Enquanto isso, a comitiva (caminhões e ônibus) seguirá pela Avenida Celestino Figueiredo até chegar, também, à Avenida Brasil.
A partir da Avenida Brasil, a tocha olímpica segue até a rotatória da Avenida 14 de Setembro, onde entra à direita até chegar à esquina com a Avenida Celestino Figueiredo, no Parque do Povo, onde haverá o encerramento com festividades.
Segundo a secretária municipal de Esportes de Presidente Prudente, Maria Cristina Borges Madeiral, a Tute, a cada 200 metros, durante o trajeto de 8,2 km, ocorre o “beijo das tochas”, que representa a troca de condutor.
No total, a cidade contará com 41 condutores.
Programação cultural no percurso
No trajeto da tocha olímpica, a população poderá conferir ações da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente. Na rotatória do Cristo Redentor, haverá a apresentação da Banda do Colégio Cristo Rei.
Na rotatória do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto, haverá uma exposição do acervo referente ao esporte de Presidente Prudente. Já na Praça Nove de Julho, em frente à fonte luminosa, no Centro, se apresentará o Grupo de Taiko “Dantai Fenix”
No Calçadão, em frente ao Banco do Brasil, será o local de participação do grupo de street dance “Ruas de Fogo”. Já próximo à Avenida Brasil, haverá uma apresentação de metais e sopros, com o Grupo de Sopro do Projeto Guri.
Na Praça dos Pioneiros, próxima ao Terminal Rodoviário, as apresentações ficarão por conta da Escola de Samba Independentes da Zona Leste.
No Parque do Povo, após a rotatória na altura da Avenida Coronel José Soares Marcondes, estarão os Cavaleiros e Cavalos Quarto de Milha. Na pista de skate, estarão skatistas de Presidente Prudente e DJs, enquanto nas quadras de vôlei serão realizadas aulas de street dance com o agente cultural Leonardo Ferreira, o Leozinho.
Área de eventos do Parque do Povo
No palco que estará no Parque do Povo, haverá apresentações a partir das 16h. O início fica por conta da Orquestra do Programa Cidadescola, seguida da Banda Aramaçã. Logo depois, quem toca é a Banda A Simetria.
Ainda haverá o cumprimento de protocolo da chegada da tocha olímpica, apresentação do grupo Seu Mário e, por volta das 20h30, o encerramento do evento.
Roteiro Paulista
Confira a lista de cidades que receberão a Tocha Olímpica:
27/06/2016 – Presidente Prudente
28/06/2016 – Paraguaçu Paulista, Marília, Assis
16/07/2016 – Itararé, Itapeva, Capão Bonito, Itapetinga
17/07/2016 – Soracaba, Tatuí, Botucatu, Lençóis Paulista, Bauru
18/07/2016 – Jaú, Araraquara, São Carlos, Ribeirão Preto
19/07/2016 – Sertãozinho, Jaboticabal, Bebedouro, Barretos, Franca
20/07/2016 – Rio Claro, Limeira, Americana, Campinas
21/07/2016 – Indaiatuba, Itu, Jundiaí, Osasco
22/07/2016 – Praia Grande, São Vicente, Guarujá, Santos
23/07/2016 – Guarulhos, São Caetano do Sul, Santo André, São