25.7 C
Adamantina
domingo, 6 julho, 2025

Bud Spencer, ator da dupla com Terence Hill, morre aos 86 anos

Ator italiano ficou conhecido por filmes como 'Dois Tiras Fora de Ordem'. Causa da morte do artista ainda não foi divulgada.

Famoso pelos filmes em parceria com Terence Hill, o ator, produtor e diretor italiano Carlo Pedersoli, conhecido mundialmente como Bud Spencer, morreu nesta segunda-feira (27) aos 86 anos em Roma, na Itália. A informação foi confirmada pela agência de notícias Ansa.

“O papai nos deixou pacificamente às 18h15 (13h15, horário de Brasília). Não sofreu. Estivemos todos a seu lado e a sua última palavra foi ‘obrigado'” declarou o filho do ator, Giuseppe Pedersoli, sem revelar a causa da morte do pai.

- Publicidade -

Ex-nadador profissional chegou a disputar as Olimpíadas de 1952 e 1956 pela Itália, Spencer começou a carreira no cinema em 1951, interpretando um guarda do Império Romano no drama épico “Quo Vadis”, dirigido por Mervyn LeRoy.

A fama mundial viria nos anos 1970, quando passou a trabalhar com Terence Hill. A dupla ajudou a popularizar o gênero western spaghetti, o western italiano, atuando, produzindo e dirigindo mais de 20 filmes.

Entre seus vários sucessos estão “Meu Nome é Trinity” (1970) e “Meu Nome Ainda É Trinity” (1971), além de comédias como “A Dupla Explosiva” (1974), “Dois Tiras Fora de Ordem” (1977), “Nós Jogamos com Os Hipopótamos” (1979), Dois Loucos com Sorte (1983) e “Os Dois Super Tiras em Miami” (1985).

Sem Hill, também estrelou filmes com êxito, entre eles “Flatfoot” (1973), “They Called Him Bulldozer” (1978) e “Banana Joe” (1982).

Em 1984, no auge do sucesso no Brasil, Spencer e o parceiro chegaram a ser entrevistados por Renato Aragão no programa “Os Trapalhões”.

Apesar da fama, Bud nunca escondeu certa amargura por não ser suficientemente reconhecido no seu meio. “Na Itália, eu e Terence Hill simplesmente não existimos, apesar da grande popularidade que temos hoje entre as crianças e os mais jovens”, lamentou há alguns anos.

Nascido em Nápoles e formado em direito, Bud também era inventor e piloto de avião e helicóptero. Fluente em seis línguas incluindo português, chegou a morar no Brasil entre 1947 e 1949, trabalhando como funcionário do consulado da Itália no Recife.

O apelido Bud Spencer era uma homenagem à cerveja favorita do ator, a Budweiser, e ao ator americano Spencer Tracy, morto em 1967, ano em que adotou a alcunha.

Segundo o site IMDB, o último trabalho de Bud no cinema foi a comédia alemã “Murder Is my Trade, Darling”, lançada em 2009. Em 2014, ele lançou o segundo volume de sua autobiografia.

Spencer ao lado do eterno parceiro Terence Hill; juntos estiveram em mais de 20 filmes. (Foto: Reprodução/Internet)
Spencer ao lado do eterno parceiro Terence Hill; juntos estiveram em mais de 20 filmes. (Foto: Reprodução/Internet)
Publicidade