O pátio conveniado ao Detran localizado em Adamantina, completou o primeiro ano de funcionamento, em maio. No local ficam veículos apreendidos no trânsito urbano de 8 municípios da região: Flórida Paulista, Mariápolis, Lucélia, Sagres, Salmourão, Pracinha, Inúbia Paulista, Osvaldo Cruz, além de Adamantina.
Balanço
O balanço divulgado pela direção do pátio aponta que no período de maio de 2015 a maio de 2016, foram recolhidos 1.401 veículos, entre carros e motocicletas, por diversas irregularidades. Metade das apreensões ocorreu em Adamantina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Claudemir Languer, responsável pela administração, levantamento mostra que as principais infrações que culminaram nas apreensões pela Polícia Militar foram: atraso no licenciamento, documentação irregular, condutores dirigindo sem habilitação ou embriagados e má conservação do veículo. “Avaliamos como positivo o trabalho neste primeiro ano de funcionamento do pátio. Havia muitos veículos irregulares rodando, alguns nem podiam estar nas ruas porque poderiam causar acidentes devido à má conservação. Aos poucos isso foi mudando, hoje os proprietários pensam duas vezes antes de saírem às ruas com o veículo irregular”, avalia.
Dificuldades
O responsável pelo pátio avalia que a falta respeito dos condutores no momento do recolhimento do veículo é um dos grandes problemas que a equipe do pátio ainda enfrenta. “A maioria dos proprietários não aceitam a situação e criam problemas na hora do recolhimento. Acham que estamos agindo arbitrariamente. São estas interpretações da população que atrapalham nosso trabalho, e com certeza, é nosso principal desafio diariamente”, enfatiza.
Queda
Languer aponta uma diminuição de apreensões em Adamantina. “Percebemos uma queda de 40% no número de apreensões de veículos aqui na cidade. Na região também houve queda significativa. Acredito que hoje devido a crise que o país enfrenta, aliada ao desemprego, onde a população vem perdendo a cada dia seu poder de compra , muitos deixam atrasar a documentação do veículo que culmina na apreensão. A dica é deixar o veículo em casa se a documentação não estiver em ordem. Não trafegue irregularmente para não ter maiores prejuízos. Se não tinha com quitar a documentação, imagine agora com os custos da apreensão? Esta seria minha orientação para os motoristas”, diz.
Pátio
Os proprietários de veículos devem ficar atentos. Segundo Languer, os veículos e motocicletas apreendidos permanecem em média 15 dias no Pátio de Adamantina. Em seguida são encaminhados ao Pátio de Dracena. Depois de 90 dias correm o risco de serem levados à leilão.
Serviço
O Pátio do Detran fica localizado na Rua Prudente de Moraes, 130 – Parque Itamarati – no antigo Guincho Auto Socorro Estrela. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.