A adamantinense Kátia Torres é premiada na fase estadual do Mapa Cultural Paulista na linguagem de Literatura, no gênero Crônicas e recebeu a premiação no domingo (19), na Biblioteca Parque Villa-Lobos em São Paulo.
Além da edição 2015/2016, Kátia participou das duas edições anteriores, consecutivamente, concorrendo com o gênero poesia, também representando a Região de Presidente Prudente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A sensação de ter conseguido destaque em âmbito estadual foi um misto de alegria, espanto e muita gratidão, pois chegar às finais já é um grande prêmio, estar em São Paulo com outros novos escritores de várias regiões do estado é muito gratificante. O olhar se amplia, saímos do ninho e partilhamos experiências, vivências e voltamos para a nossa cidade trazendo positividade e ânimo para continuar a escrever”, destaca a escritora.
Quanto ao desafio, a escritora acrescenta que é preciso se propor a fazer, romper a barreira da insegurança e encontrar tempo para editar o que se escreve mentalmente. O tempo da narrativa, ou da escrita poética é rápido, mas quando acontece, precisa ser mais rápido que a própria ideia e fazer o registro.
Kátia é formada em Letras pela FAFIA e Pedagogia pela FAI, tendo concluído duas pós-graduações, a primeira em Espanhol pela Universidade de Brasília (UnB) e a segunda em Português e Literatura pela Unicamp.
Mapa Cultural Paulista
Criado em 1995, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural. O Mapa Cultural Paulista é um dos mais importantes programas culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui uma ação parecida, podendo tornar-se referência nacional.
Durante a realização do evento, foram selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participarem de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacaram apresentaram seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que estão inseridos. Na fase Estadual, apresentaram-se na capital paulista e ao final, cada expressão artística, ao seu modo, circulou sua produção pelo Estado. Artes Visuais, Canto Coral, Dança, Literatura, Música Instrumental, Teatro e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste programa, que juntas revelam o mapeamento cultural de São Paulo.