23.2 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

Design da FAI desenvolve projeto de carro elétrico para Câmpus II

Veículos serão utilizados na biblioteca e nos serviços gerais

O 7º termo do curso de Design das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) desenvolve um projeto acadêmico de carro elétrico para ser utilizado no Câmpus II da instituição. O objetivo é fabricar um veículo para a biblioteca e outro para o transporte de materiais utilizados nos serviços gerais.

Responsável pelas disciplinas de Fabricação e Projeto de Produto, o professor Renato Cupelli orienta os 17 alunos na criação e execução do carro elétrico.

- Publicidade -

“A ideia de desenvolver um veículo elétrico se deve ao fato de ser ecologicamente correto, não ter ruído e não poluir. Temos uma visão de futuro ao implantá-lo na FAI”, afirma Cupelli.

Cada carro elétrico terá 80 centímetros de largura por 1,5 metro de comprimento, atendendo as normas de acessibilidade: “Ele vai andar em toda a estrutura da FAI. O comprimento dele foi feito com base nas rampas do Câmpus II”.

De acordo com o professor, o projeto deverá ser apresentado no Congresso de Iniciação Científica da FAI (CICFAI), que irá ocorrer de 17 a 21 de outubro.

O coordenador do curso de Design da FAI, professor Sergio Genaro, frisa que o desenvolvimento do projeto alavanca a qualidade da graduação, pois envolve a área de mecânica.

“A ideia só se consolidou a partir do momento que o Renato foi contratado como professor da FAI. Ele entende muita da área de solda e construção de estruturas metálicas. A direção foi totalmente favorável à implantação, assim propusemos para a turma e começamos o desenvolvimento do projeto. A aceitação da classe foi tão positiva que decidimos fazer dois veículos”, conta Genaro.

O custo estimado para a construção de cada carro elétrico é de R$ 3.500,00.

Publicidade